“A gratidão lava os nossos olhos” ¹

Essa frase ainda ecoa dentro de mim. E quando começo a ver a vida meio embaçada, opaca, sem muita cor, lembro-me de que preciso lavar os meus olhos com gratidão, aí poderei ver de novo as cores, os detalhes e o brilho que a vida tem.

Em primeiro lugar a gratidão lava os nossos olhos para a contemplação da graça de Deus. A graça maravilhosa e imerecida. A graça que nos faz acordar diariamente sãos e salvos, a graça que faz o mundo girar, que faz brotarem as flores, que faz a nossa vida ter tantos momentos felizes, a graça que nos salvou do nosso pecado e que nos tirou das trevas. Podemos ver como somos bem-aventurados quando olhamos para a graça de Deus. E podemos ver como somos incapazes e pequenos olhando para essa mesma graça.

A partir daí podemos trilhar dois caminhos: ou o do credor incompassivo (Mateus 18:23-35), que arrogante e prepotente não perdoa a dívida do seu servo, apesar dele mesmo ter tido sua grande dívida perdoada; ou reconhecemos que grande dívida o Senhor nos perdoou e que grande coisas tem feito por nós diariamente. Escolhamos nós o segundo caminho e sejamos agradecidos como o salmista: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” Salmo 126:3. Quem não consegue enxergar as grandes coisas que Deus fez por nós, corre o risco de andar pela vida achando que tudo é obrigação de Deus, que tudo é óbvio, que tudo é fruto do nosso próprio esforço.

E é aí que mora o perigo. Quando não conseguimos ver tamanha graça que nos alcançou, quando não conseguimos ver que o emprego que temos, que o marido que temos, que os amigos que temos, que as coisas boas que temos são frutos do amor e da graça de Deus, jamais conseguiremos olhar para as dificuldades da vida como fruto desse mesmo amor e dessa mesma graça. Precisamos entender que não somos os donos do mundo e que o dono do mundo, que é Deus, faz como desejar e a sua vontade é que o bendigamos e demos graças por isso: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” I Tessalonicenses 5:18. Temos Jó como exemplo: “o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” Jó 1:21.

Além disso, a gratidão lava os nossos olhos para enxergarmos o nosso próximo. Para entendermos que precisamos sim um do outro. Quando descobrimos que as coisas não são fruto do nosso próprio esforço, que as orações que recebemos, o apoio que recebemos, os conselhos que nos são dados, e a própria vida que nos foi dada de presente é que fazem a nossa vida ser o que é, aí sim podemos estar humildemente diante dos outros reconhecendo como eles são importantes e como somos importantes pra eles. Aí sim nos tornamos generosos, dando aos outros da mesma forma que nos foi dado.

E aí, depois de tudo isso, percebemos que a gratidão lava os nossos olhos para o bom e o belo, para as maravilhas da vida. E assim como Guido, em “A vida é bela”, podemos estar sorridentes e felizes com a vida, apesar de sermos postos em um campo de concentração, de sermos separados da nossa família, de sermos tratados como não-humanos. Se Guido procurasse motivos para ser amargurado com certeza ele encontraria. Desde o começo do filme ele tem suas desventuras, porém, em todo tempo o encontramos com um sorriso no rosto e uma visão positiva da vida, uma visão de quem é grato.

A gratidão nos faz perceber que podemos encontrar muitos motivos para reclamar se quisermos, mas que existem muito mais motivos para sermos gratos e que se queremos fazer a vontade de Deus é assim que devemos ser. E que coisa boa poder desfrutar da vida como um presente!

¹ Ed René – http://ibab.com.br/mensagens/mensagem/em-tudo-dai-gracas

Anúncios

10 pensamentos sobre ““A gratidão lava os nossos olhos” ¹

  1. Pingback: Os Atributos de Deus: Bondade | Com Amor no Lar

  2. Bruna,

    Devo confessar que, mesmo não sendo mais uma cristã praticante (mas uma crente em Deus), este teu texto mudou muita coisa no meu modo de ver a vida e iluminou minhas últimas semanas.
    Pensar na preciosidade das coisas que Deus nos dá e sermos gratas a isso faz com que os problemas, as nossas mesquinharias se tornem tão pequenas aos olhos, muda completamente o cenário da vida.
    São destes momentos em que o acaso me pega de surpresa e me mostra algo que eu ainda não percebi/refleti que acho que Deus não se deixa escapar e mostra a sua face na nossa existência.

    Obrigada pelas palavras…

    • Querida isabel, fui pega totalmente de surpresa com esse comentário e não consegui segurar o choro diante da tela. Eu é que te agradeço pelas palavras e agradeço a Deus pela tua vida. Que bom que pude te ser útil em alguma coisa! 🙂
      Deus é realmente maravilhoso e como diz aquele Salmo “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos.” Deus está falando com a gente de todas as formas. E assim como foste surpreendida, sou surpreendida também, senão diariamente, frequentemente! Observando a força com que a vida renasce na primavera, ou a forma incrível que um bebê cresce dentro da barriga da mãe, os animais, as flores, o sabor dos alimentos… Deus está em toda parte, basta lavarmos bem os nossos olhos para vê-lo melhor. ❤

  3. Lindo. Agradeço a Deus pelas palavras que acabei de ler, pois Ele sabe o que preciso ouvir e me traz a memória cada ensinamento.
    Que lindo o blog, meninas. Parabéns pela iniciativa. Que Deus as abençoe e as guie em cada postagem 🙂

    • Muito obrigada pelas tuas palavras também Jolie! Sempre bom saber que pela graça de Deus podemos servir para abençoar a vida dos nossos irmãos. 🙂 Obrigada pelo carinho! Beijinhos

  4. Bru, parabéns pelo Blog, amei o conteúdo e sempre visitarei para buscar as dicas de vcs, parabenizo tbem o texto sobre gratidão me abençoou muito!! Bjs

  5. Amore, muito edificante o teu post!

    Pra aproveitar, quero dizer que sou muito grato a Deus por todas as nossas coisas, mesmo as dificuldades, pois nelas nos conhecemos melhor e podemos crescer cada vez mais no amor um pelo outro e por Ele.

    Te amo

    • Amor, fiquei muito feliz com as tuas palavras. Tu és um marido maravilhoso que tem me ajudado sempre! Eu é que sou grata a Deus pela tua vida e pelo teu incentivo.
      Te amo ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s