Por dentro ou por fora?

“A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.” 1 Pedro 3:3-4

Até parece as manchetes de revista que vemos por aí não é? “Fique magra e definida com 12 minutos de exercício por dia”, “Nude perfeito: o make neutro que combina com seu tom de pele”, “Famosas revelam seus cuidados com o corpo”. Não. Não parece nada com as principais manchetes de revistas e sites femininos.

Ultimamente tenho prestado uma atenção muito grande a esse assunto. Seja ouvindo mensagens da Martha Peace sobre vaidade¹ , seja me surpreendendo comigo mesma insatisfeita e triste por não estar no “peso ideal”. E se ao invés de nos preocuparmos com nossas unhas e cutículas nos preocupássemos em servir aos outros com as nossas mãos? E se ao invés de ficar horas arrumando os cabelos, nos preocupássemos em ter a nossa mente renovada em Cristo? E se como diz Pedro, os nossos adornos não fossem exteriores, mas fosse o nosso espírito manso e tranquilo? Como seria o mundo ao nosso redor se estivéssemos mais preocupadas com o nosso interior do que com o exterior?

Escutem bem, eu não estou aqui defendendo o desleixo com a aparência. Não estou dizendo que não devemos nos cuidar, fazer as unhas e as sobrancelhas, passar uma maquiagem e nos vestir bem. O que eu estou dizendo é QUANTO nos preocupamos com isso. QUANTO tempo gastamos cuidando da nossa aparência e quanto tempo dedicamos cuidando do “ser interior” a quem Pedro se refere.

Tenho notado cada dia mais a verdade e a atualidade do que Jesus falou sobre os sepulcros caiados: “sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia” Mateus 23:27. Quantas de nós não limpamos as lágrimas, passamos uma boa maquiagem e saímos de casa como se a nossa vida não estivesse desmoronando, como se os nossos relacionamentos não fossem doentios e como se a nossa vida com Deus não estivesse aos pedaços. Passamos uma maquiagem no rosto e na alma (como se fosse possível) e fazemos de conta que está tudo bem, uma vez que aparenta estar bem.

O que é mais importante, temer o envelhecimento, os quilos a mais, as roupas feias ou temer não possuir um espírito manso e tranquilo? “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” Mateus 10:28 Estava lendo um artigo num blog que eu gosto muito  e percebi quantos pecados estão associados à ditadura da beleza:

“Comparação, inveja, competitividade, promiscuidade, vícios sexuais, distúrbios alimentares, trajes reveladores, flerte – a lista de atitudes e comportamentos enraizados em uma falsa visão de beleza é longa. O que pode libertar as mulheres desse cativeiro? Somente a Verdade, pode superar as mentiras em que acreditaram. A Palavra de Deus nos diz a verdade sobre a natureza transitória da beleza física e a importância de buscar o duradouro, a beleza interior: “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.” Provérbios 31:30”

 Mulheres, vamos estar atentas a esse comportamento. Vamos cuidar sim da nossa pele, dos nossos cabelos e da nossa saúde, vamos querer estar cada dia mais lindas, mas principalmente e prioritariamente vamos cuidar do nosso ser interior e vamos nos adornar com virtudes ao invés de só com bijuterias. Vamos cultivar o nosso relacionamento com Deus eterno mais do que qualquer outro cuidado com um corpo com data de validade.

 ¹http://www.editorafiel.com.br/pop.phpid=53&tipo=2&audio=00567&video=567

²http://www.mulherespiedosas.com.br/a-beleza-fisica-importa-por-nancy-leigh-demoss/#more-1069

Anúncios

4 pensamentos sobre “Por dentro ou por fora?

  1. Pingback: 5 Dicas Para Paparicar O Seu Marido | Com Amor no Lar

  2. Concordo muito com estas palavras, principalmente as mulheres hoje em dia se sentem mais seguras com unhas pintadas, cabelos lisos e peles como uma maçã do que ser alguém capaz de transformar vidas…. Filha quando abri o meu salão de beleza pensei em acrescentar algo na vida das mulheres falar sobre Deus, consolar, olhar com carinho. Fico muito orgulhosa de ter uma filha muito linda por fora e lindíssima por dentro!!!
    Te amo

    • Mãezinha, sempre bom ter um comentário seu por aqui, ainda mais um elogio! ahahahahaha Sei muito bem que apesar de teres um salão de beleza, não és escrava da beleza e dos padrões desse mundo. Aliás, foi contigo que aprendi que o valor da mulher não está na sua aparência. Apareça sempre, mãe. Te amo! 🙂

  3. Adorei o post, Bruninha! É uma reflexão bastante complexa pra nós que muitas vezes nos conformamos com este século. Mas, a Bíblia é muito determinante nisso: “Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade.” 1 Timóteo 2:9-10
    Como você disse, não há lugar nisso para o desleixo, mas há uma clara questão do que é prioritário… Se ataviem, mas que o que chame a atenção seja o seu caráter, a bondade etc;! O problema é onde está nosso coração! Qual é a nossa prioridade?!

    Conheço pessoas que tem sérios problemas só em pensar em envelhecer, que não gostam nem que se toque no assunto! Ok, o envelhecimento do corpo é consequência da queda, mas e todas as virtudes do envelhecimento, e a maturidade? E a sabedoria? E o nosso homem interior que se renova cada dia mais, ainda que o exterior se corrompa?
    Precisamos muito deixar de nos conformar com este século, não deixar mais que um mundo corrupto e cruel determine quem devemos ser e o que fazer (isso, em todos os sentidos). E mais do que tudo, precisamos urgentemente nos conformar ao padrão bíblico!

    Gostei muito 🙂
    Beijoss!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s