Bom pra ler e bom pra ouvir: Julia Child e Daniela Araújo

Eu gosto muito de culinária, sou totalmente apaixonada por cada detalhe desse extenso mundo gastronômico e quem conhece um pouquinho dele, certamente já ouviu falar da Julia Child.  Julia era americana e por ser funcionária do governo no período da II Guerra Mundial, morou em diversos lugares do mundo. Um desses lugares, obviamente, foi Paris! Lá na cidade Luz apaixonou-se perdidamente pela culinária e estudou no instituto de culinária mais famoso do mundo, Le Cordon Bleu. Seu livro mais famoso, Mastering the Art of French Cooking, escreveu ao lado de duas amigas que conheceu na França. Ao retornar à sua terra natal, foi convidada para apresentar uma série de TV sobre a culinária francesa, que a deixou mundialmente famosa.

O livro Minha vida na França, escrito em 2004 por ela e pelo sobrinho de seu marido, nos trazem suas memórias do tempo em que passou na França. Julia não falava Francês e também não sabia nada sobre a cultura do país, mas descobriu a verdadeira vocação de sua vida: a culinária. A prosa é leve e às vezes nos dá a impressão de estarmos degustando  todas aquelas delícias francesas. Mesmo que você não seja um aprendiz de top chef (Sabrina, essa é pra ti, amiga!), vale a leitura! Ah, vale ressaltar que esse livro foi inspiração para o filme Julie&Julia, quem ñ assistiu, assista! Está na minha lista de filmes preferidos para assistir naqueles dias de preguiçinha, junto com Sob o Sol da Toscana. 🙂

A primeira frase do livro, pra vocês sentirem o gostinho:

Este livro é sobre algumas das coisas que mais amei na vida: meu marido, Paul Child, la belle France, e os muitos prazeres de cozinhar e comer.(Minha vida na França, p. 13)

Imagem

Meus livrinhos de culinária 🙂

E pra ouvir, enquanto você está preparando uma receita da Julia Child (e pra todos os momentos), eu indico o álbum da Daniela Araújo. Se você busca letras que façam sentido e não sejam apenas mantras repetitivos e heresias, #ficaadica!Pra quem nunca ouviu, eu indico Dono dos Meus Dias, canção linda que tem a participação do pai dela. Dani (íntima, rs) é casada com Leonardo Gonçalves, que também arrasa cantando! Pra quem já conhecia, uma notícia boa, esse ano tem cd novo dela vindo por aí. ( o/ )

Imagem

O álbum no ITunes sai por $9,99 obamas (rs!)

Espero que tenham gostado das dicas!

Beijocas, Paula 🙂

4 pensamentos sobre “Bom pra ler e bom pra ouvir: Julia Child e Daniela Araújo

  1. Tu não vais acreditar, mas eu estava pensando nesse filme dias desses… Lembrei de ti, claro! E pensei que esse seria um bom presente pra te dar 🙂 O que eu mais gosto no filme é que a blogueira que tenta fazer as receitas da Julia tem uma mini cozinha e ainda assim consegue cozinhar um pato, frango (sei lá) gigante num forninho mixuruca 😛 A gente até se anima a tentar.
    P.S.: Adorei a pequena homenagem 🙂 Aprendiz de Top Chef, rsrsrs
    Beijos a todas!

  2. Paula, és uma mulher inspiradora! Louvo a Deus porque quando olha pra você me sinto inspirada, tenho vontade de ler e de cozinhar “sofisticadamente”. 🙂 Obrigada pelas dicas.

Deixe um comentário

