Mundo Afora: Castello del Buonconsiglio

IMG_8324

Assim grande e lindo bem no centro da cidade de Trento. O Castello del Buonconsiglio atrai muitos visitantes, desde as crianças das escolas de Trento, até excursões alemãs e asiáticas. E não é pra menos, o castelo é lindo e a cidade também!

O castelo é do século XIV, foi construído inicialmente para fins defensivos e para a moradia dos Prínicpes Bispos (que eram príncipes e bispos ao mesmo tempo), ao que tudo indica nenhuma princesa habitou esse castelo.

IMG_8326

O castelo não foi construído todo de uma vez. A primeira parte, que é essa da foto se chama Castelvecchio, que é a parte mais velha do castelo. Olhando bem a foto dá pra notar que o castelo teve 3 alturas. A primeira é a parte mais escura, depois surge uma parte mais clara e por último a atual. Conseguiram notar? Eles precisaram levantar cada vez mais o castelo para se proteger e também para observar melhor a cidade.

IMG_8330 IMG_8336

Essa é a parte de dentro do Castelvecchio, quem reformou por último foi o Príncipe Bispo George de Liechtenstein. Não é muito fácil tirar fotos porque é um edifício quadrado com aquela abertura no meio, assim eles poderiam aproveitar o sol e também a chuva e a neve que caiam ali. Depois de subir os quatro andares do castelo, somados a ele já ser construído sobre um doss, ou seja uma colina, essa é a vista que se tem lá de cima.

IMG_8338

Ou melhor ainda:

TTD-31

Foto Milena Reinert

Ainda no Castelvecchio temos a minha parte preferida a loggia, que não sei a tradução. É um tipo de sacada, mas não é pra fora, além dos limites do edifício, é apenas uma “abertura”. O estilo dela é gótico, como grande parte da arquitetura em Veneza. É o tipo de lugar que a gente poderia passar horas e horas sem se cansar.

Loggia por fora

Loggia por fora

Loggia por dentro

Por acaso a gente aparece ali porque ano passado em novembro, fizemos um trash the dress com a nossa querida amiga e fotógrafa Milena Reinert¹. Fizemos o trash aqui em Trento e não poderíamos deixar o castelo de lado né? Por isso algumas outras fotos devem surgir no decorrer do post.

Saindo da loggia e entrando na primeira porta à direita temos uma sala com as paredes pintadas com imagens dos Príncipes Bispos que moraram no castelo.IMG_8356

Depois dessa sala, caminhamos (eu e a turma do italiano) por cima do muro do castelo, claro numa parte fechada, até o ponto final do castelo, Torre Águia, que é a segunda parte mais linda do castelo. Nessa torre existem afrescos com 11 meses do ano, sendo que o décimo segundo queimou num incêndio que teve. Sério, são belíssimos! Lá é proibido fotografar, mesmo sem flash, mas digo a vocês que é uma sala pequena, com uns sofás no meio, de onde é possível olhar todos os afrescos. São imagens muito interessantes que retratam nobres e servos em suas atividades conforme os meses do ano. Desde brincadeiras com bolas de neve até plantio e colheita. Abaixo, algumas imagens do Google! 🙂

buonconsiglio18 ciclo-dei-mesi1

Saindo da Torre fomos para a quarta parte mais linda do castelo (a terceira é por último), uma parte totalmente renascentista que o Príncipe Bispo Bernardo Clesio pediu que construísse já no século XVI. Essa parte se chama Magno Palazzo, e o Bernardo Clesio nem se acha! ahahahahaha

Vou iniciar o Magno Palazzo, com o que eu acho mais lindo que é a Loggia del Romanino. Essa loggia fica de frente para um jardim. Porém tudo isso está alguns andares acima do chão o que era bastante revolucionário para a época. No teto está pintado o mito de Fetone no carro de Sol, que eu não vou contar aqui, mas olhem as fotos!

IMG_8395 IMG_8401 IMG_8409IMG_8408

Loggia vista por quem está no jardim

Loggia vista por quem está no jardim

IMG_8435

No Magno Palazzo existem várias salas que o Príncipe Bispo mandou decorar especialmente para os seus visitantes. Cada uma tem um tema diferente.

Camera terrena del Torrion da basso

Camera terrena del Torrion da basso

Sala Grande

Sala Grande

Camera del Camin Nero

Camera del Camin Nero

Sala delle Udienze

Sala delle Udienze

Não quero esgotar aqui todas as salas e partes do castelo. Mas era pra vocês terem uma ideia do tipo de lugar que estamos falando.

Anos após a construção do Magno Palazzo, eles sentiram a necessidade de uni-lo ao Castelvecchio, que ficava a alguns metros de distância, para isso construiram a Giunta Albertiana, que fez a ligação entre os dois edifícios. Essa é a parte mais nova e mais escura do castelo. Sendo o Magno Palazzo o edifício mais claro.

IMG_8457

Por útlimo, e a terceira parte mais linda do castelo: o jardim. Nossa! Outro lugar em que se pode passar horas e horas e talvez um dia inteiro sem se cansar. Ele não é tão grande, mas é lindo!

IMG_8464

Ao fundo a Torre Aquila (Águia)

IMG_8368 IMG_8459 IMG_8466

TTD-234

Foto Milena Reinert

Pra quem quiser mais informações, o site é: http://www.buonconsiglio.it/index.php/Castello-del-Buonconsiglio

É isso minha gente! Venham fazer uma visita guiada e quem sabe comprar logo o ticket que dá direito a visitar os 4 pincipais castelos da nossa região: Buonconsiglio, Beseno, Thun e Stenico. Até a próxima!

Foto Milena Reinert

Foto Milena Reinert

¹http://milenareinert.com.br/trash-the-dress-bruna-e-pedro-trento/

SAIBA MAIS: Para nós protestantes, esse castelo teve um papel no Concílio de Trento, realizado no século XVI, na verdade não foi um “papel positivo”, mas… Existem boatos que dizem que a nossa cidade foi escolhida para o Concílio para que a Reforma não chegasse ao resto da Itália, principalmente em Roma e no Vaticano. Esse Concílio ocorreu para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica e teve efeito, atualmente a Itália é 95% católica.  😐

Anúncios

7 pensamentos sobre “Mundo Afora: Castello del Buonconsiglio

  1. Vruna!
    Quando li esse seu post sobre o castelo (há um tempo atrás), não deixei um comentário porque logo emendei em outra coisa, mas agora voltei especialmente pra dizer que adorei as fotos e a história do Castelo!
    Que pena que não pude entrar (ou não quis entrar, por causa da grana haha!), mas na volta a Trento eu vou entrar no castelo com certeza. Adorei a vista lá de cima 🙂

    Bjos!

  2. Filha,
    Puxa !! com esta maravilhosa apresentação cheguei á ficar sem ar ! Tudo muito lindo, quem sabe um dia possamos olhar pessoalmente juntinhas e abraçadinhas. Te amo muito !!
    beijocas !
    Mami

    • Nem fala mãe! Seria demais poder te mostrar não só o castelo, mas a cidade, o nosso supermercado, a nossa casa, o parque perto da nossa casa, a nossa sorveteria favorita, a praça, a Duomo, a biblioteca, a nossa igreja… Tenho muita coisa pra te mostrar mesmo! ahahaahahaha E que bom que tu gostou da minha apresentação, passei a manhã inteira escrevendo com todo o carinho! 🙂 Te amo muito! Beijinhos

  3. Oi Bruna,
    Eu trabalho com Luciana, e ela me enviou o teu blog. Achei muuuuuiito interessante! Um dia irei vizitar este castelo!
    Parabéns! beijos

    Val

    • Val, que bom receber a sua visita aqui no blog. Apareça sempre! Já viu o post da Noruega e de Torbole? Também são muito bons! ahahahahaha E venha visitar mesmo! O castelo é muito bonito e a nossa cidade também, tenho certeza que você vai gostar! Beijinhos

    • Lu, eu fiz a visita guiada com a turma do italiano e valeu muito a pena! Só que é em italiano, não tem em português, mas aí um bom motivo pra vocês treinarem o italiano! ahahahaha É porque os visitantes não podem entrar em muitos lugares, tem que ser com o guia, por exemplo na sala com o Ciclo dos Meses. Espero vocês! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s