10 Filmes Inspiradores

Não sou do tipo que vê o filme 1 vez e se dá por satisfeita. Para mim filme bom pode (e deve) ser revisto. Se tem uma coisa que eu aprendi em Letras e que levo pra minha vida é um dos conceitos de “Por que ler os clássicos”  de Ítalo Calvino e se você não tem um bom motivo para rever um bom filme ou reler um bom livro, aqui vai: “Toda releitura de um clássico é uma leitura de descoberta como a primeira. Toda primeira leitura de um clássico é na realidade uma releitura. Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.” E se um filme clássico, ou inspirador, como os que desejo apresentar, ainda não terminou de dizer o que tinha pra dizer, vamos ouvi-lo outra vez!

1. A Felicidade não se Compra (It’s a Wonderful Life)

a-felicidade-nao-se-compra1

De um diretor que admiro demais, Frank Capra, de 1946, direto para a atualidade da nossa sociedade. Um filme que nos inspira a pensar no valor da família e dos amigos, que nos mostra que sonhar faz bem, mesmo que esse sonho seja emprestado. Pequenas e doces lições podem ser extraídas do filme, mas tenha a certeza de se levantar bem diferente de como você sentou para assisti-lo.

2. A vida é bela (La Vita è Bella)

tumblr_m8m2tnulnN1rs1ef6o1_500

O filme é dirigido e protagonizado pelo Benigni e é de 1997. Um filme em que não poupamos as lágrimas, mas principalmente não poupamos boas risadas. O Guido (protagonista) faz o filme ser leve e profundo ao mesmo tempo. Enche o nosso coração de esperança e nos faz ver a vida pelo lado bom. Certamente mais do que um personagem, uma inspiração de vida.

Nunca tive o gostinho de ver um filme em outro idioma e entendê-lo. Esse foi o meu primeiro filme em italiano e a experiência de estar imersa nessa língua e compreendê-lo da forma como foi feito me fez feliz demais. Eu sorria com um sorriso enorme a cada “Buongirno principesa!” e no dia seguinte o Pedro experimentou o “Maria, la chiave!” (http://www.youtube.com/watch?v=4aKBmJYKAWo) e rimos muito! 🙂

3. Medianeras: Buenos Aires e a Era do Amor Virtual (Medianeras)

foto-medianeras-14-077

Um filme argentino, de Gustavo Taretto, de 2011 que dá vontade de pausar a cada 5 minutos e pensar no que acabamos de ler (ou ouvir). Frases curtas que gostaríamos de dizer pro nosso melhor amigo ou colar no espelho do banheiro como: “(…) Exatamente assim é a nossa vida que construímos sem saber como queremos que fique.” Inspirador, sem dúvida, e crítico da nossa moderna forma de nos comunicarmos uns com os outros e de nos relacionarmos nos e com os grandes centros urbanos.

4. A História de Nós Dois (The Story of us)

A história de nós dois I

Com direção de Rob Reiner, de 1999, um filme indispensável a todo casal. Um pouco de Freud, um pouco de tristeza, um pouco de alegria, um pouco de tudo nesse filme que nos mostra que recomeçar é sempre possível e é a melhor coisa que se tem a fazer! Uma inspiração pra qualquer jovem casal e principalmente para aqueles casais que já esqueceram o porquê se apaixonaram. Vale a pena!

5. Sociedade dos poetas mortos (Dead Poets Society)

excentrico-professor

Daqueles que fazem a gente levantar e querer ser professor! ahahahaha Que inspiração! Carpe Diem, diz o professor que ensina muito mais do que literatura, ensina a paixão pela vida. Dirigido por Peter Weir, do ano de 1989 (quando muitos dos meus melhores amigos estavam nascendo), esse filme é sem dúvida um clássico, uma inspiração e uma lição de vida. Viver a vida. Amar a vida. Que filme!

6. O Gigante de Ferro (The Iron Giant)

gigante-de-ferro

E não poderia faltar uma animação, daquelas que fazem a gente se sentir criança de novo e de repente ver o mundo com os olhos dela. Um filme que me marcou até hoje e a frase que ecoa sempre quando eu penso que não tenho escolha: “Você é quem você escolhe ser”. Fazer a escolha certa e ser uma pessoa melhor, é assim que saímos no fim do filme. Dirigido por Brad Bird, de 1999 direto para o fundo dos nossos corações.

7. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

aprocuradafelicidade300

Pra lembrar a gente de que a vida não é fácil mas que vale muito a pena. Will Smith nos faz chorar e viver com ele o seu drama. Torcemos pelas suas vendas, choramos pelas suas perdas e nos alegramos com as suas conquistas. Um filme de 2006, dirigido por Gabriele Muccino, que nos inspira e nos faz pensar naquilo que nos faz feliz, naquilo que procuramos com o rótulo “felicidade”.

8. Os Intocáveis (Intouchables)

5vnb3bws50c9sqt8c5sny0o54

Dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano, foi o filme mais visto na França em 2011. Um relacionamento. É disso que o filme trata. Duas vidas sendo transformadas e efetivamente afetadas uma pela outra. Uma amizade belíssima e sincera entre dois homens que se conheceram por motivos profissionais, mas que foram muito além da relação empregado-chefe. Boas risadas, lágrimas e ua lição de vida.

9. Antes que Termine o Dia (If Only)

si_seulement_if_only_2003_portrait_w858

A vida e a morte são abordadas de diversas formas no cinema. Mas acho que essa é uma das mais assertivas. “Flores em vida”. Um foco na vida, no presente e no que fazemos com os nossos dias com quem amamos de verdade. Dirigdo por Gil Junger, de 2004, em meio a rios de lágrimas e um abraço muito apertado em quem a gente ama depois do filme.

10. O Último Presente (The Ultimate Gift)

007TUG_Ali_Hillis_005

Apesar do clichê da riqueza e o verdadeiro valor do dinheiro, esse filme traz um elemento surpresa muito bom. Nos inspira a repensar o valor das coisas e dos relacionamentos. Amplia o nosso horizonte e nos apaixona de novo pelas coisas simples e belas da vida. Dirigido por Michael O. Sajbel, de 2006, reaprendamos o valor das coisas minha gente! 🙂

BÔNUS

11. Um Sonho Possível (The Blind Side)

The-Blind-Side-Blu-ray-3

Inspirador de todas as formas possíveis, esse é um dos filmes que faz bem pra nossa alma! Uma história real e belíssima que mostra um novo olhar sobre o outro. Compaixão, amor, inclusão, compreensão, recomeço e principalmente esperança são os sentimentos que o filme desperta em nós. Dirigido por John Lee Hancock, de 2009, um filme pra emocionar do começo ao fim e nos fazer pessoas melhores.

E assim, sem querer terminar a lista eu me despeço de vocês. Não vejo a hora de saber qual filme inspira vocês. Aguardo as dicas!

Com carinho,

Bruna

Anúncios

15 pensamentos sobre “10 Filmes Inspiradores

  1. Pingback: Gigantes Recomendam e Nós Também! | Com Amor no Lar

  2. Bruna, gostei da lista. Vou complementar com alguns que me veio a mente e acredito que seguem esse pensamento de inspirar esperança:
    – O Massacre da Serra Elétrica <– brincadeira…
    – Homem de Honra
    – Sete Vidas
    – O Grande Ditador (Chaplin)
    – Luzes da Cidade (Chaplin)
    – Rock Balboa
    – Céu de Outubro
    – Conta comigo

  3. Sem dúvida, um filme que me inspira é “Na natureza selvagem” (Into the wild) do Sean Penn. Além da mensagem maravilhosa contida na história real de Christopher McCandless, o filme tem uma trilha emocionante do Eddie Vedder do Pearl Jam.
    Adorei a lista! Tentarei assistir àqueles que ainda não vi. 😉

  4. A procura da felicidade é o meu preferido. “NUNCA ACEITE VOCÊ NÃO CONSEGUE”.
    Valeu! irei assistir alguns desses filmes comendo pipoca e quem sabe um chocolatinho!!!

  5. Que legal, Bruna! Já vi alguns, mas com certeza vou ver os outros! Muito cult essa tua lista! hahahaha
    Ah, sobre rever os clássicos, ainda ontem revi algumas partes de Sob o Sol da Toscana! Cada dia descubro uma coisa que ñ havia percebido antes! 🙂

  6. Já vi o 2, 5,6,7,9 e 11. Sao realmente filmes incríveis… Apesar se imaginar o Pedro gritando igual ao filme: Maria, lá chiáve ! Onde dei muita risada acho que é top 3 dos que vi. Outro que chorei emocionadofoi A procura da felicidade. Sem falar no caráter de todos os protagonistas. Um exemplo a excepcionalidade mundo normal (o que nao deveria ser).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s