Bolo 4 leites (ou “omelhorbolodomundointeiro”)

PREPARA! agora é hora, do show… 

Você está prestes a pegar a receita do bolo mais encantador do mundo! Ele é doce, muito doce! Mas, até eu que não sou a maior fã de doce preciso me render a este bolo! É o bolo 4 Leites! “Ahh, eu já comi, nem é tuuudo isso!” NÃO, VOCÊ NÃO COMEU O DESSA RECEITA!

Eu já comi diversas receitas diferentes do bolo 4 Leites e nenhuma chega aos pés dessa daqui (na verdade, algumas são até bem ruinzinhas)! Pode jogar no Google, tem receitas das mais variadas! Essa receita minha mãe pegou da minha prima, que surrupiou de uma amiga, que não sei… ahhh gente, receitas são pra se dividir, passar adiante, né, Jamie Oliver!?

Vou postar a receita do pão-de-ló da minha mãe (que eu recomendo demaisss, porque fica uma massa maravilhosa, linda e fofa, mas se preferir, faça a de costume ) e do creme 4 Leites! Esse bolo das fotos é UM TERÇO da receita (por isso ele ficou assim, baixinho), porque eu fiz APENAS (o que não é pouco) pra agradar meu marido que fez uma carinha de gatinho do Shrek e ganhou o bolo!

Caneta e caderno de receita em mãos???
Vamos a receita:

Massa de PÃO-DE-LÓ (para um bolão):

6 gemas e 6 claras
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 e 1/2 xícaras (chá) de trigo
1 colher (sopa) de fermento

Como fazer?

Primeiro você deve bater as claras em neve, sabe né? Colocar as claras e (eu uso batedeira) bater bater até poder virar o recipiente e ela fica lá, paradinha na dela! Sei lá, foi assim que eu aprendi, tem gente que acha suuuper difícil, mas ou eu faço errado ou eu é super fácil. Hahahaha  😛

Batidas as claras, você deverá acrescentar as gemas, uma a uma, na clara e continuar batendo, no começo eu fazia isto com o fouet, mas eu cansei e faço tudo na batedeira! Depois, da mesma forma, você vai acrescentando aos poucos o açúcar. É um processo que ~inspira cuidados! Depois coloque o leite aos poucos.

A receita diz que nesta hora você tem que largar a batedeira e se virar no fouet e/ou colher! Às vezes, eu cumpro à risca, mas nem sempre e nunca me trouxe problemas. 🙂 Então, você que sabe!

Acrescentar o trigo e ir misturando com o fouet/colher (ou não)!
Por último acrescentar o fermento: ESSE É PRA USAR O FOUET, ok? Até onde eu sei, não se bate fermento na batedeira, porque pode prejudicar o processo de aeração! (:

Ah, nesse meio tempo você já deve aquecer seu forno, entre 150°C – 170°C, eu prefiro que leve mais tempo em uma temperatura mais baixa, foi o único jeito que encontrei dos meus bolos darem certo! Então, deixo sempre em 150°C.

Unte a forma e despeje nela, a massa mais linda do mundo (sério, fica uma massa muito bonita). Leve ao forno.

Aproximadamente uns 25/30 minutos depois, você dá aquela olhadinha/espetadinha, pra ver se assou! E, está pronta sua massa!

Agora ELE, o CREME:

1 copo de açúcar (eu coloco 1 xícara mesmo, os copos lá de casa são de 400 ml)
8
colheres (sopa) de leite em pó 
1/2 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
5 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de emulsificante (Emustab)

UPDATE: Emustab é uma marca de emulsificante e estabilizante usado, geralmente, em sorvetes! Aqui em Floripa praticamente todo supermercado grande tem! No que eu compro, ele fica na parte de “coisas para sorvete”: caldas, casquinha, palitinhos, potes, etc.

Coloca quase tudo na batedeira, menos o Emustab. Deixe o creme bem homogêneo e acrescente o Emustab, o creme vai ficar mais firme! Nesse da foto eu coloquei uma baiiita colher de sopa, acabou ficando consistente demais. Então, manera na colher! Antes e depois do Emustab:

2013-06-08 15.57.42    2013-06-08 16.00.25

Depois você deve cortar o seu bolo no meio:

2013-06-08 15.43.24    2013-06-08 15.44.03

depois disso você deve pegar a meia lata de leite condensado que sobrou e completar com leite de caixinha mesmo! Com essa mistura você deve regar a massa. Regar não, inundar a massa! Quanto mais molhadinha a massa, mais gostoso fica o bolo! Eu até coloco o leite condensado em um recipiente e coloco mais leite, pra poder molhar mais ainda! (Deu pra entender, achei meio confusa essa parte e não tirei fotos! Qualquer dúvida, coloque nos comentários!)

Depois você coloca o creme como recheio e depois como cobertura também, ou seja, não use tudo no recheio!

2013-06-08 16.06.00   2013-06-08 16.19.15

Depois dele recheado e coberto com o creme maravilhoso, você rala uma, ou duas, ou três barras de Galak  chocolate branco! E deixa ele na geladeira pra ele ficar ainda melhor!

2013-06-09 01.32.15

2013-06-09 01.31.53

E fimm! É isso, uma boa sugestão pra agradar e alegrar seu marido, seus filhos, você! 😀

O post ficou enorme porque eu falo muito, mas é MUITO SIMPLES de fazer! Encorajo vocês a fazerem!
VALE CADA LOUÇA SUJA!

Beeijo,

Esther!

Anúncios

45 pensamentos sobre “Bolo 4 leites (ou “omelhorbolodomundointeiro”)

  1. Realmente super fácil de fazer e uma delícia!!!
    Eu, particularmente, achei que o gosto de creme de leite sobressaiu muito…
    Alguma vez você já substituiu por creme de leite fresco ou nata?

  2. Provei uma garfada desse bolo na virada de ano e desde então esse bolo não sai da minha cabeça!
    Uma amiga minha que fez, mas não pedi a receita pra ela… Decidi procurar agora por conta própria!
    Achei a receita boa(encontrei outras parecidas e legais também), mas vou fazer a sua principalmente por você também ser de Floripa! ☺️😍
    Quando eu fizer volto pra falar como ficou! 😄

  3. Eu misturo leite de coco com a meia lata de leite condensado pra umedecer a massa e ralo chocolate branco no meio junto com o recheio fica uma delícia, mas realmente é muito fácil de fazer amooooooooo esse bolo

  4. Olá Ester, provei sua receita pq sou muito curiosa, é muito boa! Mas qndo disse q era a melhor do mundo, fiquei intrigada, eu faço bolo de 4 leites, meu marido q nem curte doces é louco por esse, minha receita é bem parecida, mas comparando os dois, eu vou te contar q ainda prefiro o meu, pq é um pouquinho menos doce, e a receita é mais simples. Posso te contar?

    Eu bato ovos inteiros com o açúcar na batedeira. Deixo lá por 20 min, enquanto isso faço outras coisas da minha vida. Depois acrescento suco de laranja e o trigo… Alternando, batedeira ligada no mínimo… E o fermento por último a mão… Ou até mesmo por 30segundinhos na batedeira.

    Molho o bolo com leite condensado, leite de coco, leite e uma colher de rum

    O recheio eu não coloco o açucar apenas os demais ingredientes… Podendo acrescentar 3 colhers de creme de leite gelado sem soro.

    Fica divino… De se comer rezando… (foi oq ouvi de quem provou).

    Amei sua receita, mas como vc disse receitas são p dividir. Taí a minha.

  5. Estou fazendo agora sua receita para o aniversário do meu filho amanhã. E realmente a massa fica linda! Vou espalhar pra Florianópolis inteira sua linda receita. Obrigada por compartilhar. Beijos

  6. Ester, obrigado pela receita. Acabei de fazer um com outra receita., mas só de seguir a sua, deu vontade de fazer. Depois te falo se ficou bom. Parabéns a todos que contribuíram um pouquinho para esta delicia.

  7. Tem como fazer esta receita maior? Você encurtou 1\3 e isto? Como fazer para ficar maior o bolo mais alto em dois andaress camadas??e fica bom com chocolate preto tbm por cima? Pode se fazer uma cobertura? De chocolate derretido? Ou algo com leite cobdessado com chocolate por cimapenso que ficaria muito bom…. Tou com muita vontade de fazer de aniversario para minha mãe aqui em casa quer fazer o maior que der obrigado aguardo resposta , parece maravilhoso esse bolo

  8. Boa noite Esther! Também sou de Floripa. Estava eu a catar uma receita do bolo 4 leites,e estacionei aqui. Vou fazer para domingo, a fim de festejar minha 73ª volta ao redor do sol, afinal não é todo dia que se faz 73 anos não é verdade? Vou fazer a massa amanhã, recheá- la no sábado e brindar filhos , netos, noras e genros, com este que é chamado OMELHORBOLODOMUNDO( espero que seja da Trindade tbkkk

  9. Esther muito obrigada pela receita, é simplesmente divina! Eu estava buscando no google uma receita de bolo recheado para fazer para o aniversário do meu namorado que aliás é amanhã, acabei chegando ao seu blog e resolvi experimentar a sua receita. Menina… Eu que nunca fiz um bolo recheado acertei de primeira e logo com uma receita dessas… o creme é sem igual, delicioso! Fiz de duas camadas e coloquei abacaxi em calda picadinho.. Ficou muito bom, quer dizer, pelos pedacinhos que experimentei né.. kkk porque o bolo está gelando pra amanhã que é domingão e dia tão especial pro meu futuro esposo (se Deus quiser haha). Obrigada novamente por ter uma participação nisso. Beijos.

  10. Esther, realmente esta receita é demais! Já fiz várias vezes e sempre é um sucesso, falta adjetivos para dizer o quantgo fica bom!!. Parabéns e obrigada por dividi-la conosco.

  11. Haha.. Amei seu post.. Seu jeito de escrever é muito cativante! eu faço bolinho todos os meses para a minha bebê e dia 18 vou fazer o bolo de 7 meses seguindo a sua receita. Espero que seja tão boa quanto seu post. Obrigadão!!!

  12. Gostei bastante do sabor, porém sobrou muito creme para a quantidade de bolo… mesmo eu entupindo de recheio e cobertura… dá pra fazer tranquilamente dois terços do creme que ainda é capaz de sobrar um pouco… outra coisa, sobre o chocolate branco, meia barra das grandes dá e sobra para decorar.

    • Camila, até onde eu sei tanto a lata quanto a caixinha de leite condensado possuem 395g. Agora do creme de leite tem diferença da lata para a caixinha. A lata tem 300g e a caixinha tem 200g, sem contar que o de lata é um pouco mais consistente se você não utilizar o soro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s