Barrinha de cereal caseira (e deliciosa)!

Meninas, eu gostei dessa história de dividir umas receitinhas com vocês! A do bolo fez um super sucesso, mas com razão né? Alguém aí já fez o bolo?? E aí? Como ficou?

——————————–

A receita de hoje, infelizmente, virá sem fotos próprias! 😦

É que a correria tá grande por aqui nessas duas últimas semanas, mesmo assim quero dividir com vocês essa receita, e qualquer dúvida só comentar aqui, ok?! 😀

Então, vamos primeiro para a história da receita, afinal toda receita tem uma história (ou quase toda)!
Eu aprendi essa receita com a esposa do meu primo. Ela morou um tempo na Inglaterra (há uns vários anos atrás) e na casa onde ela morou sempre tinha. Quando ela voltou ao Brasil, nunca mais achou e nem tinha a receita! Até que há uns 2 anos, em um encontro da igreja uma irmã levou a mesma barrinha (algo assim, hehe)! E elas trocaram as receitas e assim a receita veio parar em minhas mãos e agora na sua casa também! Lá na Inglaterra eles chamavam essa barrinha de cereal de Flapjack (joga no Google “Flapjack cereal”, porque tem um desenho com o mesmo nome)!

É suuper simples essa receita! E é perfeita pra um lanchinho da tarde, um piquenique, um passeio com as crianças!!
Hmmm, vamos à receita, então!

BARRINHA DE CEREAL (ou FLAPJACK – ou ainda, “LAPDEK”, como diz a filhinha da minha prima)

1 ¹/2 xícara de aveia em flocos

1 ¹/2 xícara de aveia em flocos finos

¹/2 xícara de farinha de trigo

¹/2 xícara de açúcar mascavo

¹/2 xícara de mel

1 colher de chá de fermento em pó (químico)

150g de margarina sem sal (é, é bastante =S)

Canela a gosto

Misturar em um recipiente as aveias, o trigo, o açúcar mascavo, a canela e o fermento. Misturar bem. Acrescentar a margarina sem sal DERRETIDA e o mel! Misturar bem, de novo! Vai ficar uma massa sequinha, é assim mesmo. Daí você tem que colocar essa massa em uma forma retangular média e ir “compactando” ela até que vire uma camada fina de aproximadamente um dedo gordinho! Conseguem imaginar?? Fica mais ou menos assim na forma:

IMG_0531

Depois disso você  deve levar a barrinha ao forno em TEMPERATURA BAIXA! 100°C – 120°C até começar a dar uma douradinha, deve dar uns 15 – 20 minutos, com o forno já aquecido.
(CONFESSO: ainda não consegui ter certeza do momento certo de tirar! :/ Eu sempre vou meio no “achômetro”, mas, vale arriscar!)

Aqui vão umas fotos que achei no “Google images” pra deixar vocês com vontade!

flapjack    Flapjacks

Claro que você pode incrementar do seu jeito com: passas, castanhas, maçã, outros grãos, chocolate, goiabada… etc!
Eu já fiz, em uma forma menor, uma camada de massa, outra de banana e cobri com outra camada de massa! Fica uma tortinha integral deliciooosa! Ou então, com fatias finas de maçã por cima… dá pra usar a imaginação! Essa é a receita base, a partir dela você pode ir incrementando, experimentando e criando sua própria versão!!

Espero que vocês tenham gostado dessa receita simples, mas de-li-ci-o-sa!

Experimentem!!

Beijos,

Esther

Anúncios

4 pensamentos sobre “Barrinha de cereal caseira (e deliciosa)!

  1. Quando eu fui em Londres vi na vitrine de uma confeitaria escrito “flapjack” e não resisti entrar para experimentar, só de ouvir a Li falar, mas posso garantir: essa receita é muito melhor, pelo menos do que a que eu comi. É realmente deliciosa essa barrinha…

    E faz só um ano que essa receita anda circulando, foi no CTB do catecismo! Isso pode influenciar o gosto da barrinha. Kkkkkkkk.

    Adoro o blog. Sempre leio mas nunca consigo comentar! 🙂

    Beeeeeeijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s