Almoços que facilitam a vida #1

Imagem

Ontem, voltando da Escola Dominical, fiquei pensando no que comeríamos no almoço. (Mentira, na verdade já estava pensando nisso desde sexta, mas ok! rs)Passamos em um lugar onde vendem carnes prontas e compramos um pedaço de maminha e linguiçinhas. Chegamos em casa, fiz os acompanhamentos (arroz, maionese e farofa de alho com batata palha), almoçamos e vi que sobrou um monte de carne! Pensei…o que eu faço com ela? Omelete? Coloco no feijão? Mas, eis que surge uma luz! Inspirada por uma receita do programa do Rodrigo Hilbert (Tempero de Família – GNT), decidi partir para um diferente arroz de carreteiro, em pleno domingo depois do almoço. Sim, pra quem não sabe, eu estou trabalhando fora e preciso providenciar o almoço do próximo dia, no dia anterior! Aproveitei o tempo livre e fui,bem feliz, fazer meu almoço de depois do almoço! rs

Para um carreteiro, bem servido (diga-se, exagerado), para duas pessoas e em uma panela média, usei:

-> 2 cebolas médias cortadas  em cubinhos pequenos;
-> 2 dentes de alho bem gordinhos picados;
-> 1 tomate médio sem semente, em cubinhos;
-> 1 pimentão verde/vermelho/amarelo (opcional, mas vale a pena!), em tiras;
-> Carne que sobrou do almoço (Aprox. 300g);
-> 4 linguiças de churrasco, mas pode ser calabresa ou qualquer outra;
-> 1 xic. e 1/2 de arroz (usei o parbolizado mesmo);
-> Molho de tomate pronto;
-> Sal;
-> Mix de pimentas moídas;
-> Cominho;
-> Manteiga;
-> Óleo ou azeite.

Comecei dourando as cebolas na panela com uma colher de sopa de manteiga e um pouquinho de óleo (segredinho para a manteiga ñ queimar). Quando estava ficando meio transparente, coloquei o alho e deixei fritar um pouquinho. Em seguida, coloquei a carne, a linguiça, o sal (só um pouquinho, porque a carne já estava temperada), a pimenta, o cominho e deixei criar um caldinho. Logo após isso, já joguei o tomate, o pimentão e um pouquinho de água quente, só pra não grudar no fundo da panela.Depois disso, coloquei umas 5 colheres de sopa do molho pronto de tomate e deixei em fogo baixo para os ingredientes se misturarem (aprox. Uns 5 min) . Lavei o arroz (importante), mandei pra panale, cobri com água quente e deixei cozinhando até que o arroz ficasse no ponto! Cuidado pra não deixar o arroz cozinhar demais, se não vai empapar, viu? O cominho faz toda a diferença, acreditem! E olha que até me mudar pro nordeste, eu não podia nem sentir o cheiro, mas agora virei aloka do cominho! rs Sobre o pimentão, como ele vai cozinhar bastante, vai meio que se perder na panela e deixar só o gostinho na comida. Deixe de ser fresca e coloca! Aproveite para servir acompanhado de uma farofinha, salada ou batata palha, como eu fiz. Ah, vale dizer que eu fiz tudo isso enquanto lavava a louça do almoço número 1, foi bem rapidinho! Se a pressa for grande, faça na panela de pressão, mas eu já fiz e gostei bem mais do resultado da panela normal mesmo. Espero que gostem e que facilite a vida de vocês…e como dizem os que entendem do negócio: bon appétit!

5 pensamentos sobre “Almoços que facilitam a vida #1

  1. Gostei da receita, parece uma delícia e me deixou com água na boca! E ainda facilita a vida mesmo!
    Espero que vocês postem outras receitas com o tema, afinal estamos sempre na correria mas não queremos abrir mão de cozinhar, e bem! Adoraria receber a visita e opinião de vocês, meu blog está só começando! http://mariamestrecuca.wordpress.com/
    Parabéns pelo blog de vocês, está uma graça!
    Abs, Maria Sônia.

Deixe um comentário

