Quem … quer casa!

Hoje em dia nem sempre só quem casa é que quer casa! Tem gente que passou em Concurso Público pra outro estado, tem gente que resolveu ter o seu próprio cantinho, gente que arrumou emprego em cidade diferente ou noivinhas que realmente vão se casar e precisam mais do que nunca de dicas sinceras sobre enxoval e não aquela lista de itens sem fim que ficam guardadas pra sempre num armário qualquer. E eu estou aqui justamente para dar essas dicas!

Diferente da maioria das noivas eu (praticamente) não tive enxoval, marcamos nosso casamento e casamos num intervalo de 12 dias e em 1 mês estávamos morando no outro lado do mundo e quem vai morar do outro lado do mundo não tem como carregar a casa (ou futura casa) nas costas. Nossos presentes de casamento foram em dinheiro e tirando uma coisa ou outra que cabiam na mala viemos com quase nada (comparado às listas de enxoval que tem por aí).

Lembro que nas primeiras semanas, tínhamos 2 pratos de lanche, os talheres que tínhamos trazido e 3 copos. As 2 panelas e a frigideira, com o que vivemos quase 1 ano, só vieram dias depois. E digo a vocês, apesar de ter 1 dia que queríamos tomar sopa e não tinha prato fundo, em todos os outros estivemos muito bem, obrigada. Na verdade “O Pequeno Príncipe” não exagera tanto quando diz que “o essencial é  invisível aos olhos!” ahahahaha.

Por isso, fomos construindo juntos o nosso enxoval e comprando aquilo que realmente precisávamos. Hoje em dia temos tantas coisas que é preciso tempo para organizar os armários para fazer caber tudo, mas foi tudo adquirido conforme a necessidade, tenham certeza disso!

Roupa de Cama

* 2 Jogos de lençol (eu no caso tenho 2 lençóis avulsos brancos e 1 jogo de lençol, o jogo é bonito e tal, mas dá pra viver com lençóis avulsos e uma colcha por cima da cama! ahahaha)

* 1 Edredom (eu prefiro aqueles cobertores de microfibra que são fininhos e quentinhos)

* 1 Cobertor (no caso de morar em um lugar que realmente faz frio no inverno, indico demais o cobertor de penas ou plumas. Apesar de ser realmente mais caro, eles são leves e tão quentinhos e macios que eu costumo comparar com estar dormindo em uma nuvem!)

* 1 Colcha (não sei vocês, mas cresci numa família que colocava sempre uma colcha por cima da cama. Para mim elas fazem muita diferença!)

Essa fronha grande foi um item comprado para o enxoval quando tínhamos 18 ou 19 anos.

Essa fronha grande foi um item comprado para o enxoval quando tínhamos 18 ou 19 anos.

foto (6)

Nem sempre o que compramos para o enxoval com antecedência será algo útil ou que combine com a casa. Apesar de ter preferido ir a Blumenau comprar minhas roupas de cama, conjuntos lindos e etc. Às vezes penso que ter comprado pouco a pouco valeu a pena, porque assim compramos conforme a necessidade e não aquilo que achamos que vamos usar. Eu sei como é ser noiva, a gente quer (e eu fazia muito isso) ir comprando coisinhas pra nossa casa, parece que assim o sonho vai se realizando né? Mas fique tranquila e tenha calma, na hora certa você vai conseguir comprar coisas lindas e úteis pra sua casa.

Roupa de Banho

* 4 toalhas de banho

* 4 toalhas de rosto (ou 8 caso cada um tenha a sua toalha de rosto)

* 2 pisos

Cozinha

Aí sim! Minha parte mais favorita do mundo! Amo, amo, amo! Aqui vão alguns utensílios muito úteis:

* Colheres de pau (uso muito! tenho grande, pequena, redonda, quadrada…)

* Peneiras

* Potes tipo Tupperware e de vidro (servem não só para armazenar alimentos, como para organizá-los no armário)

6d002df03baf11e2ad6322000a9f14f2_6

* Cortador de queijo

* Ralador

* Colher tipo pão-duro (ajuda a gente a aproveitar bem!)

* Abridor de lata

* Descascador de batatas, cenouras… (daqueles que os vendedores de rua adoram vender. Acredite se quiser, descasca mais rápido e ainda não desperdiça)

* Fouet (aquele pra mexer bolos sabe? Eu uso muito aqui em casa)

* Balança de cozinha (essa é imprescindível aqui em casa com toda essa massa italiana! Para receitas em gramas, para cálculos culinários, para pão na panificadora, para quantidade de arroz, macarrão, para fazer chocolate, bombons e etc)

* Colher de sorvete

* Alho Mil (esse revolucionou a minha vida e o cheiro de alho das minhas mãos: http://www.alhomill.com.br/)

* Jogos americanos (aqui em casa eu os uso mais do que toalhas, somos só nós dois e a mesa é muito bonita de vidro, gosto de vê-la sempre)

* Medidores (eu ganhei dos meus sogros um jogo de medidores do México que são na medida Cup (americana), são muito bons e muito úteis, são potinhos um dentro do outro com as medidas em baixo. Mas não precisa ir até o México comprar: jarras da Marinex, medidores da Avon, são todos bem-vindos, só não vale ficar sem!)

foto (7)

De eletrodoméstico eu uso bastante:

* Espremedor de laranja (até pra fazer limonada)

* Liquidificador

* Panificadora

O resto eu uso às vezes tipo: microondas, batedeira, torradeira…

Essas são as minhas dicas. Mas a Paula e a Esther que casaram em condições normais de temperatura e pressão poderão contar o que valeu ter pedido para o enxoval, o que não foi assim tão útil, além de várias das nossas leitoras poderem contribuir com as coisas que mais usam em casa e que não estão na minha lista.

Um beijo especial para Camila Abdala, que sugeriu o tema, boa sorte com a casa nova! 🙂 E outro beijo para todas as noivinhas lindas que vêm sempre nos visitar!

Mais dicas em:

http://mdemulher.abril.com.br/casa/reportagem/organizacao/como-montar-enxoval-basico-primeira-mudanca-637278.shtml

Um pensamento sobre “Quem … quer casa!

Deixe um comentário

