Praticai a Hospitalidade

Eu ouço muita gente reclamando e dizendo que não quer mudar nada depois de casar. Talvez seja por isso que tantos casamentos não deem certo, as pessoas acham mais importante permanecer como são e com a sua opinião do que refletir se devem ou não mudar de atitude. O segundo versículo do capítulo que nos encoraja a praticar a hospitalidade diz o seguinte: “mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2. Eu vim de uma família que quase não recebia visitas em casa, portanto, não era muito acostumada com gente em casa. Por outro lado, meu marido vem de uma família onde receber visitas é algo comum. Quando nos casamos eu não esperava receber visitas e ele esperava recebê-las sempre. Ao invés de me fechar, decidi experimentar essa coisa de receber visitas e fiquei impressionada com o resultado!

No início tudo era muito esporádico e por morar longe as visitas vinham para ficar no mínimo 1 semana! 🙂 Apesar de achar cansativo (porque era algo muito novo pra mim), comecei a perceber que quando recebia visitas na maioria das vezes me sentia a mais beneficiada, talvez seja mesmo “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20:35. Não estou dizendo que devemos receber visitas esperando receber algo em troca (estava lendo um artigo em que uma mulher foi roubada pelas suas visitas), mas devemos estar cientes de que temos muito a ganhar nos relacionando com outras pessoas e abrindo não só as nossas casas mas os nossos corações para elas. Já tive visita que até fez massagem no meu pé! Gente que nos ajudou com as compras, que conversou até tarde, que orou por nós, que nos deu carona até o aeroporto que fica em outra cidade, que nos ensinou novas receitas, gente que traz alegria, que traz crianças, que quer ver nossos álbuns de fotos! 

Enfim, se temos como base e como verdade para as nossas vidas a Palavra de Deus, então devemos ouvir o que Deus já falou sobre hospitalidade: “Comunicai com os santos nas suas necessidades, praticai a hospitalidade;” Romanos 12:13; “Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações.” I Pedro 4:9; “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.” Hebreus 13:2. Estava lendo um artigo que dizia que no grego “hospitalidade” significa “amor pelos estranhos”, quando Paulo em Romanos nos incetiva a praticar a hospitalidade ele está dizendo para exercitarmos esse amor aos estranhos. Já que temos a tendência de nos aproximarmos das pessoas por afinidade ou interesse. Por que não se aproximar de alguém para ajudar essa pessoa? Por que não ser amigo de alguém que não pode te dar muito em troca?

A hospitalidade não necessariamente tem haver com receber visitas em casa, você pode ser hospitaleiro com alguém novo que foi visitar a sua igreja, com alguém que está mais distante na sua turma da faculdade, da escola, do trabalho e assim por diante.

O melhor artigo que li sobre o assunto e que nos ajuda de forma prática a pensar sobre como praticar a hospitalidade foi: http://www.mulherespiedosas.com.br/como-praticar-a-hospitalidade/. Ele nos ensina sobre quem devemos receber: TODOS.  Quando devemos receber: FREQUENTEMENTE. Como devemos receber: COM PLANEJAMENTO.  Entre muitas outras dicas e esclarecimentos.

Gente, vocês não fazem ideia de como receber alguém em sua casa é gratificante e especial. Aqui na Itália, em Trento, essa prática é raríssima, principalmente de alguém dormir na sua casa! Para eles não tem essa de convidar pra vir jantar ou almoçar em casa, eles marcam encontros em restaurantes e pronto. É claro que é possível ser hospitaleiro mesmo no restaurante, mas abrir a nossa casa também é algo muito importante.

“Praticar a hospitalidade é a melhor maneira de aprender a fazê-la bem. Na medida em que você descobre o que funciona melhor para sua família, como a sua rotina muda para se adequar à preparação da comida, etc., você vai ficar melhor e melhor nisto. O apóstolo nos manda “praticar a hospitalidade”, porque isso é o que todos nós precisamos – praticar.”  (Rebecca VanDoodewaard)

Cena do filme "Um Sonho Possível"

Cena do filme “Um Sonho Possível”

Anúncios

Um pensamento sobre “Praticai a Hospitalidade

  1. Realmente Bruna, a hospitalidade é algo que a gente aprende e aperfeiçoa a cada nova visita que recebemos em nossa casa. É uma benção reservada para os anfitriões a amizade que nasce a partir deste contato dentro de nossa intimidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s