Organizar é Preciso

O mês de julho foi um mês de faxina aqui em casa. Eu sei que pode parecer muito, mas eu tenho um tempo especial para fazer as coisas. Gosto de planejar e fazer com calma. Cresci vendo a minha mãe que é um furacão fazendo tudo em 1 fim de semana. Mudava um cômodo da casa, fazia faxina em tudo, mudava o guarda-roupa, fazia tudo! Ela é rápida e eficiente e se precisar ela fica até de madrugada para terminar o que começou. Eu não. Eu planejo e divido tudo em etapas. Vou comprando as coisas que precisa, pesquisando preços, vou arrumando devagar e jamais fico até depois do horário arrumando alguma coisa só pra terminar.

Dividi a faxina em 2 etapas: organização e limpeza. Na primeira parte fiz algumas pesquisas em blogs e sites, pesquisei e pensei em cada cômodo e fui fazendo anotações. Divido com vocês aquilo que eu aprendi e apliquei! 🙂

* QUARTO

Tudo depende de quantos móveis e armários cada um tem. Quando menor, mais eficaz precisa ser a organização. Nós temos 1 guarda-roupa de 6 portas que é divido entre mim e meu marido. Cada um tem a sua parte e no meio colocamos roupas de cama e casacos (aqui precisamos de muitos!). Se eu fosse dar uma dica para alguém seria: cabides! Pendurar as roupas deixa tudo com cara de organizado e depois fica mais fácil de encontrar aquela peça que você precisa. No caso do Pedro TODAS as suas camisas e camisetas estão penduradas. Sem contar que não amassa.

IMG_9316

Claro que nem sempre dá pra ter um armário assim, mas quanto mais se puder pendurar melhor.

As gavetas dos criados-mudos devem ter apenas aquilo que é realmente necessário e no meu caso não consigo mantê-las arrumadas por mais de 1 dia! Isso não significa papel amassado e coisas desnecessárias, significa apenas que as coisas não estão devidamente alinhadas, mas tudo o que deveria estar ali, está.

Um solução para os calçados são prateleiras, assim você consegue ver todas as alternativas e consegue usar o par certo! Só nesta faxina que consegui organizar essa prateleira e vou dizer que mudou a minha vida! Tenho sempre em mente os calçados que tenho (quando vou comprar uma roupa nova ou mesmo vestir uma que já tenho). Aprendi a organizá-la com a minha amiga Vanessa, uma vez eu fui na casa dela e achei demais poder ver todos os sapatos ao mesmo tempo e ainda ver de frente e de costas! 😀

IMG_9321

E aí vem as gavetas da cômoda ou as gavetas de dentro do guarda-roupa! Eu aprendi numa dessas pesquisas que o melhor a fazer é separar as peças íntimas em colméias, mas como não encontrei nenhuma por aqui, separei em latinhas (no meu caso latas de Sonho de Valsa). Ficou super lindo e organizado! Antes ficava tudo meio misturado e às vezes na pressa eu derrubava as pilhas e bagunçava mais ainda. Desse jeito mesmo que estiver bagunçado vai parecer organizado! ahahahahahaha

Não tenho um armário para roupas de cama, então separei os lençóis e fronhas e coloquei em uma gaveta. Já as cobertas eu deixei junto com os travesseiros em uso que ficam no guarda-roupa.

SALA DE ESTAR

Minha sala de estar tem 2 móveis: o rack e o sofá. Não tem como bagunçar muito né? A sala de estar deve ser uma das partes mais “cleans” da casa. É nela que recebemos as visitas e que “estamos” boa parte do tempo. Acho um lugar apropriado para álbuns de foto, porta-retratos e as coisas óbvias de sempre: TV, DVD, video game. No meu caso decidi colocar também os jogos de tabuleiro e cartas, assim quando alguém vier já está tudo à mão para jogar!

COZINHA

Acho que por ser o meu lugar favorito, a cozinha é a parte que eu mais me dedico. Pensei muito em cada lugar, mas para mim todo armário é pouco! Aprendi que aquilo que usamos mais deve ficar no lugar mais prático possível. E o que usamos menos fica nas prateleiras mais altas. Eu sei que parece óbvio mas muitas vezes não paramos para pensar naquilo que usamos mais ou menos. E observando bem consegui re(organizar) minha cozinha. Aproveito os vidros para colocar arroz e feijão abertos, os potes transparentes para colocar pacotinhos de fermento ou coisas do tipo. Assim tudo tem um ar de estar no seu devido lugar e facilita na hora de procurar. Os potes abertos um dentro do outro para economizar espaço e as panelas também. Separei a dispensa em alimentos fechados e abertos, assim eu consigo usar os abertos primeiro. 6d002df03baf11e2ad6322000a9f14f2_6

ENTRADA

Decidi colocar a minha estante de livros na entrada, mas isso é pelo formato da minha casa. O mais interessante que li foi que o ambiente fica muito mais organizado se a gente agrupa os porta-retratos e lembrancinhas e coisinhas em um lugar só. Aqui está!

IMG_9325

Dicas:

* Se não usou no último ano vai fora!

O problema da nossa bagunça é na maioria das vezes coisas que não usamos, mas gostamos de guardar por algum motivo. Gente doem suas roupas, se não está mais servindo em você assuma e compre um número maior! Não fique esperando a roupa servir. Aproveitem a Campanha do Agalho. E se for uma peça especial tente lembrar daquela sua amiga que veste o mesmo manequim. Doe!

* Prático ou bonito?

Eu tinha mania de arrumar as cosas de um modo que ficasse mais bonito do que prático e depois de levar várias “broncas” do meu marido aprendi que é muito melhor ter as coisas mais práticas. Claro que sempre podemos dar um jeitinho de ser as duas coisas, mas tente guardar de modo que quando você precise seja fácil de achar. Um casa precisa de praticidade.

* Etiquete e separe em pastas

A gente sempre acha que vai lembrar onde guardou né? Mas raramente isso acontece. As etiquetas ajudam a economizar tempo. Separar documentos em pastas também é fundamental. De repente surge um imprevisto e você precisa achar a nota fiscal da televisão, e agora? Na primeira vez leva mais tempo, mas depois toda vez que você compra uma coisa ou recebe uma conta já guarda no lugar certo.

* Faça as perguntas mágicas!

Isso funciona? Ainda vou usar? Vou me lembrar onde guardei? Seja sincera com você mesma e se a resposta for não ou você doa ou joga fora. #desapegosempre

Ok! Era isso mesmo. Só um post mais geral sobre o tema. Você poderá encontrar muito, muito mais em:

http://vidaorganizada.com/

http://www.organizesemfrescuras.com/

Os dois sites são ótimos e possuem dicas de tudo. Apesar disso tenho em casa o livro “Limpe e Arrume a sua Casa” que me ajuda sempre! ahahahaha

4 pensamentos sobre “Organizar é Preciso

  1. Amei suas idéias Bruna, também amo faxinas e dicas de organização, fazem toda a diferença. Usei sua dica dos sapatos, não tinha pensado nisso, ficou ótimo no meu quarto, bem prático. Acompanho as suas fotos e do Pedro pela Facebook e acho muito lindo o relacionamento de vocês, imagino que ele deve ficar feliz em te ver animada com a vida de casada. Que Deus guarde vocês e abençoe cada dia mais…felicidades!

  2. Filha
    Continuo fazendo estas faxinas intensivas , mas com uma diferença no outro dia quase nem posso andar kkkkkk. Com certeza é bem melhor se organizar, você superou hein !! Parabéns pela organização, daria tudo para sentir o cheirinho de limpeza do seu lar !!
    Te amo muito !
    beijoca
    Mãe

  3. Eu adoro fazer essas faxinas!!!! Jogo tudo fora, até o que uso e preciso! hahahahah Mas agora minha rinite não está me permitindo ter mt desses momentos fantásticos em que se lava a alma! Parece que jogando as cosias fora virá tudo novo, e geralmente vem.
    Tua casa tá super organizada Bruna. Parabéns!

    • Ahahahahaha Valeu Dam! Fiquei lembrando da Mônica do Friends enquanto lia o teu comentário. Certamente também aprendi muito contigo no tempo em que pude frequentar a tua casa e sujar bastante ela com as minhas comidas! Ahahahahaha beijinhos

Deixe um comentário

