Vida corrida e cebolinhas

Ooook, o nome do post tem a ver com o conteúdo, mas é também porque vocês merecem um pedido de desculpas pelo nosso sombrio inverno (ou verão, no caso da Bruna, e calor no caso da Paula – ok, foi inverno só pra mim) em que ficamos mais de UMA semana sem postar! :/

Pra quem não sabe, a $$ituação pesou um pouco pra caramba aqui em casa e como eu me formei (uhuuul o/) agora no meio do ano, peguei umas turmas para dar aulas na rede estadual. E apesar de não me tomarem o dia inteiro, todos os dias da semana, acaba limitando um pouco a gente, seja nas leituras, estudos, ou na criatividade e até mesmo nas funções em casa ee consequentemente no blog lindo! :/
Maaas, agora as coisa já estão mais acomodadas e voltamos! \o/ Já com o post sobre Londes ❤ e agora este, sobre cebolinha! Hahaha

Éé, eu queria dar uma dica pras principiantes nessa vida de casada (ou de morar sozinho), principalmente se você curte cozinhar!
Confesso que antes de postar eu pensei “nossa, mas isso é tão comum”, maaas, pensei melhor e nem sempre o que é comum pra uma pessoa, é comum pra outra!

Pra quem não sabe eu adoro cozinhar! Mas, não curto plantas. Eu quero muito ter uma hortinha com temperos e chás, mas há quem diga (tipo, meu marido) que isso não daria certo! Porém, eu adoro temperinhos (menos coentro)… então, dia desses eu tava na casa da Camila (uma super-amiga) e a mãe dela tem um sítio. E eu saí de lá com muuita salsinha, cebolinha, manjericão, alface… ufa! E um dia antes eu tinha comprado um alhããão-poró! E eu confesso que sou daquelas que já compra tuuudo picadinho e coloco no freezer! Mas, com os temperos in natura fui obrigada a fazer todo o processo pra não estragar e aqui vão minhas dicas:

UPDATE: Só o manjericão que sequei com o papel-toalha, para poder pegar as folhinhas sem descongelar ou despedaçá-la! Antes que me chamem de “a louca do papel-toalha”! hahahahaha

CEBOLINHA

cebolinha

Eu lavei a cebolinha, piquei em rodelinhas beem fininhas (questão de gosto) e sequei bem!! Mas, é bem mesmo… Afinal, esse é o segredo… se você seca bem, ela fica soltinha quando congela daí na hora de usar facilita horrooores! Coloquei em um potinho e o Jhonattan etiquetou pra mim! 🙂

2013-09-03 10.25.152013-09-03 10.25.27 (1)

SALSINHA

salsinhatododia

Com a salsinha eu usei um miniprocessador, porque eu não tenho o dom de picar salsinha (não sei se alguém tem). Igual a cebolinha eu laveei bem, sequei bem, coloquei no miniprocessador e cuidei pra não virar uma pasta de salsinha! Depois disso ainda sequei com papel toalha (não uma a uma nééé?? só, pra absorver a água mesmo) pra ficar bem soltinho depois de congelado. Maaaas, cuidado, porque depois que você processa, o sabor fica um pouco mais acentuado! 🙂

2013-09-03 10.26.57 2013-09-03 10.26.33

MANJERICÃO

manjericao-como-plantar-como-colher

O manjericão foi mais chatinho, porque eu queria que ele ficasse uma folha soltinha da outra depois de congelado, então eu lavei as folhinhas e as sequei uma a uma! No final eu já não aguentava mais olhar manjericão na minha frente, mas o resultado foi ótimo! ^^
As folhinhas ficam congeladas mas ficam soltinhas, dá pra usar como quiser depois! ^^

2013-09-03 10.27.26 2013-09-03 10.28.11

ALHO-PORÓ

alho_poro

Eu nunca tinha comprado o alho-poró (ou cebolão) in natura antes! Sempre comprava já picado pra congelar, daí resolvi comprar. E, fiz tudo errado. hahahaha Eu esqueci de pesquisar na internet antes como fazer e saí cortando o alho-poró em rodelas, acontece que ele acumula muita terra entre as folhas, e tem toda uma técnica pra lavar que dá pra vocês verem aqui: http://ehbb.blogspot.com.br/2012/08/como-limpar-alho-poro-cebolao.html que foi onde eu descobri isto, depois. O que eu fiz foi, cortar as folhas mais verdes da ponta e jogar fora, e cortei em rodelinhas a parte branca e verde-clara, lavei e sequei (mais ou menos, porque eu já tava cansada!)… E coloquei no potinho e o Jhonattan rotulou pra mim!

2013-09-03 10.24.48 2013-09-03 10.25.43

E esse é o Jhonattan declarando toodo seu amor pelo alho-poró! (Tanto que acabou antes de eu conseguir tirar as fotos! :P)

Dica BÔNUS

Aqui em casa as verduras acabam por estragar, porque nem sempre comemos em casa, e não comemos muito. Então, sempre compramos aquelas saladas prontas que tem pacotinhos que é pra uma pessoa só. Maaas, é carinho! :S
Então a mãe da Camila me ensinou como fazer durar o ALFACE!! 😀 E eu adicionei mais umas dicas que peguei na internet e durou muuuuito!

Eu soltei as folhas de alface do pé, e lavei beem só com água corrente, coloquei as folhas num recipiente com 1,5l de água e 2 colheres de sopa caprichadas de vinagre e uns 12 (ou mais) cubinhos de gelo e deixei por uns 15 minutos na geladeira! Depois disso sequei BEM as folhinhas e separei em saquinhos com a quantidade média que comemos por dia, tirei todo o ar possível do saquinho e dei um nó e guardei na geladeira mesmo, sem congelar!! Ontem comemos o último saquinho e ainda tava com ótima aparência e fiz isso dia 20 de agosto! 😀

Isso aí! Espero que tenham gostado das dicas! =))
Se você tem uma opção que acha melhor, divide com a gente!!! POR FAVOOOR! 😀

Beijos, Esther! =)

7 pensamentos sobre “Vida corrida e cebolinhas

  1. Pingback: Congelamento: Por uma cozinha mais prática e saborosa | Com Amor no Lar

  2. Faço igual a Larissa lavo a cebolinha e a salsinha e corto as duas ao mesmo tempo e coloco num único pote. A Alface, eu separo as folha para lavar depois deixo no escorredor de macarrão sair um pouco da água e coloco já num pote retangular com tampa. Elas ficam com uma ótima aparência, assim faço com a rucula, agrião e almeirão.As couve manteiga e espinagre lavo e seco as folhas e corto bem fininhas e armazeno em potes no freezer( porém só dá para usar e sopas depois). Qdo tenho bastante cenouras eu separo uma quantidade para ralar crua e armazenar no freezer, outra cortar em pedaço para sopa. Uso saquinho plástico. As mandiocas (aipim) e mandioquinha salsa eu tiro a casca corto em pedaço e coloco em saquinho e coloco no freezer. O brocolis chinês eu cozinho um pouqinho deixo bem aldente, depois deixo eles esfriarem e escorrer toda a água coloco em saco plastico e direto freezer.

    • Pois é, eu nem tinha pensado em tesoura! hahahaha eei, mas então, como eu e o Jhonattan não comemos muita verdura se o alface não deixar bem sequinho, quase sem ar no saquinho ele murchou todo! =(

      Ahhh, nossa, Vanessa… adorei teu comentário! Nunca fiz com cenoura, mas o brócolis eu congelo ele sem cozinhar mesmo, depois tiro o quanto eu quero e coloco direto na água fervente (vi na internet e dá certo!)!

      Adorei as dicas!!! 😀 Valeu!
      Beijosss

  3. Flor, eu corto a cebolinha e salsinha com a tesoura mesmo… é mais rápido!
    Ah, eu não seco tudo com papel toalha não.. muito trabalho! Só lavo na torneira e dou umas batidinhas na lateral da pia pra tirar a água e já corto em cima do pote mesmo…e depois de congelado eles ficam sequinhos igual… Senão fico o dia inteiro na cozinha! hehehe

    bjoss

    • Só o manjericão que sequei com papel toalhaaa! hehehehe E foi bem cansativo… a cebolinha e a salsinha eu dei uma secada com a toalha, mas menos do que o manjericão! hahahaha é que se não, com as folhas inteiras, sem picar, fica grudado depois de congelado, daí bem sequinho eu consigo pegar as folhinhas que quero inteirinhas… 😀

      Ahh valeu pela dica da tesoura… nem tinha me passado pela cabeça! hahahaha
      😀 Vou tentarrr

Deixe um comentário

