A Fotografia do Casamento

Poucas coisas na vida me dão tanto prazer como olhar álbuns de foto. É uma daquelas coisas que eu faço sem pressa, que saboreio o quanto posso. Não foi fácil decidir o fotógrafo do nosso casamento. Na verdade o orçamento ajuda bastante nessa hora! ahahahahaha Claro, que como qualquer outra coisa na vida, não é correto sair por aí gastando mais dinheiro do que você possui ou estaria disposto a pagar, então… Porém, mesmo com uma faixa de preço comum, não foi fácil escolher aquele que captaria algumas das imagens de um dos dias mais especiais das nossas vidas.

Como uma boa noiva, olhei e pesquisei por mais de 1 ano. Diariamente olhei blogs e sites e dicas e mais blogs. Zerei o blog Casarei e também o Minha Filha Vai Casar, além de ler diariamente outros blogs. Assim, conheci um pouco do trabalho de alguns fotógrafos que sempre gostei. Nos casamentos que ia, ou que tinha ido, sempre perguntava pra noiva qual tinha sido o fotógrafo e se ela tinha gostado. Quando de repente, não mais que de repente, o dia do nosso casamento foi marcado e então em 12 dias eu precisava marcar com o fotógrafo o dia do casamento E fazer o ensaio antes do casamento. Graças a Deus foi tempo suficiente e encontramos uma fotógrafa incrível que topou o desafio e ainda se tornou uma grande amiga nossa!

As dicas para você, noivinha ou noivinho, que vai escolher um profissional para o seu dia é que pesquise, que faça orçamentos, mas que principalmente veja se o “olhar do fotógrafo” tem a ver com vocês ou se você gosta desse olhar. Não se esqueça que a foto é o registro de um momento, mas de um ponto de vista específico. Repare que cada fotógrafo tem um jeitinho de fotografar que o diferencia dos outros, alguns dão mais ênfase pra uma coisa, outros pra outras; uns são mais tradicionais, outros são mais criativos. Disse Sebastião Salgado: “Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” E por assim ser é que é tão importante pensar bem em quem escolher para esse dia.

Trago aqui alguns dos meus fotógrafos favoritos e vocês, tragam as dicas de vocês nos comentários! 😀

# Milena Reinert 

A Milena foi a nossa escolhida. Conheci o trabalho dela através da indicação de uma outra amiga que era noiva e já tinha contratado-a. Ela tem um olhar super criativo e sensível. Gosto demais do trabalho dela e mesmo depois do ensaio pré casamento e do casamento, convidamos a Milena pra vir fazer aqui na Itália um ensaio Trash the Dress e também aproveitando uma viagem sua, fizemos um ensaio com a família do meu marido em Paris e um outro ensaio que a Milena chama de After Wedding (mas que foi no mesmo dia do ensaio com a família). Todas essas fotos enchem os porta-retratos aqui de casa e enchem o meu coração de alegria por poder (re)visitar esses momentos de forma tão bela. A Milena e o Adelardo são criativos e deixam a gente muito à vontade pra todos os cliques, são profissionais que não fazem apenas a foto, eles vibram e se alegram junto com a gente.

BRUNA E PEDRO-210

Milena-Reinert-BP1-42

TTD-309

FAMILIA BOTELHO-51

PARIS-54

# Bruno Messina

Um olhar delicado e profundo é como eu vejo o trabalho do Bruno. O conheço desde pequena e pelo pouco que conheço diria que o Bruno é daquelas pessoas que refletem, que olham mais do que a superfície pode mostrar e isso é o que vejo nas suas fotos. Suspiro quando vejo o seu trabalho!

DSC_9176

DSC_6190

BRUNO_0574

BRUNO_2211

DSC_6530

# Ana Corrêa

A Ana foi a escolha de muitas amigas minhas, inclusive da Esther e da Pri aqui do blog 🙂 . Ela tem um olhar muito suave e delicado, um olhar que é capaz de ir além do foco, além do objetivo principal, uma visão periférica que capta os detalhes dos noivos e também do que acontece ao seu redor.

Ana Correa | 2012

Ana Correa | 2012

Ana Correa | 2012

Ana Correa | 2011

Ana Correa | 2013

Ana Correa | 2013

Ana Correa | 2011

Poderia citar ainda o Andreson Miranda e a Meliess. Admiro demais o trabalho dos dois. Mas como não os acompanho não tenho uma opinião crítica sobre eles. Valeria a pena avaliar e acompanhar o trabalho deles.

Dicas:

1. Se tiver condições contrate profissionais de filmagem. Infelizmente no nosso casamento não deu, mas super recomendo. Indicaria a 8mm que foi a que conheci um pouquinho melhor, mas aceito dicas e sugestões de noivinhas, que tiveram filmagem no seu casamento ou que estão mais por dentro do assunto, nos comentários.

2. Uma boa lembrança e diversão para o casamento é, sem dúvida, a Foto Cabine Digital. Assim o convidado pode levar uma boa lembrança dele no seu casamento!

3. Ensaie. É sempre bom pensar como vocês vão querer aparecer nas fotos. Claro, quase nunca sai como a gente planejou, mas não custa planejar! Planejar o beijo do “pode beijar a noiva”, planejar aonde vocês vão bater as fotos entre a cerimônia e a festa (se houver), planejar se vão bater fotos com todos os convidados de mesa em mesa, ou na pista, ou só com os padrinhos, enfim… [Digo isso porque eu e o Pedro esquecemos de uma foto com a nossa família inteira, por exemplo, eu, ele, meus pais e irmãos e a mesma foto pra família dele. Sendo assim, tenho fotos com meus irmãos sozinhos, com meus pais sozinhos, mas nenhuma de nós todos.] Claro, é só um detalhe, mas vale a pena ficar ligado.

Não tenho a intenção de esgotar o assunto nem as indicações. Tenho certeza que existem diversos excelentes profissionais por aí!

Pensem muito sobre a fotografia, ela é que vai contar pra vocês, pros seus filhos e netos, como foi o dia mais lindo da vida do casal.

Anúncios

5 pensamentos sobre “A Fotografia do Casamento

  1. Pingback: Festa de Casamento: Acertos e Erros | Com Amor no Lar

  2. Concordo plenamente, Pri! Também pensamos assim e além disso não queríamos só aquelas fotos tradicionais e comuns. A gente queria uma fotografia que captasse o possível de quão felizes e emocionados nós estávamos. Queríamos alguém que “olhasse” pra gente! E para isso só a câmera não basta. 🙂

  3. Eu penso que a fotografia é o que vai ficar daquele dia… As flores vão murchar, a comida e a bebida acabar, mas o album estará pra sempre lá… Eternizando esse dia lindo e especial! Por isso pra mim era uma das escolhas mais importantes.

    Amei o post Bru!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s