O que ele deve ser se quiser casar com minha filha.

Hoje resolvi dar uma sugestão de leitura sobre família, papel do marido, papel do pai e, de alguma forma, também toca no papel da esposa. Vale MESMO ler! Certamente está entre meus livros preferidos. O livro se chama “O que ele deve ser se quiser casar com minha filha”, escrito pelo Voddie Baucham Jr., pastor da Grace Family Baptist Church no Texas. Ele também é autor do livro “Família guiada pela fé”. É casado e tinha 7 filhos  na época da edição do livro (2012), não sei se tem mais agora.

O livro é dividido em 10 capítulos que apontam para a responsabilidade do pai em proteger e guiar as filhas para o casamento – e acho que, logicamente, ensinar os filhos a serem os pretendentes que ele espera! Ele aponta como essa responsabilidade foi sendo deixada de lado e passada, quase que completamente, para as filhas. Ao longo do livro ele vai apontando características necessárias que um pretendente precisa ter (ou apresentar disposição, pelo menos) para formar uma família.

O_QUE_ELE_DEVE_SER_SE_QUISER_CASAR_COM__1340253569P

Os capítulos são os seguintes:
1. Visão de várias gerações – Ele fala que temos que ter a visão de várias gerações. Devemos ser o tipo de pessoa que planta árvores sombreiras para que outros se sentem embaixo delas. A visão do legado de muitas gerações deve impactar a maneira como vemos o casamento e a família.
2. O ministério do casamento – O autor mostra o casamento como um ministério, respondendo às objeções mais comuns que são levantadas contra o casamento como estado preferencial. O casamento é apresentado como sendo um campo de treinamento para líderes eclesiásticos e, também, como uma ilustração viva do relacionamento entre Cristo e a Igreja. Devido a sua extrema importância, os pais devem preparar os filhos desde cedo para serem bons maridos/pais e esposas/mães.
3. O papel do pai – Nesse capítulo, o autor aponta o papel do pai na família através dos tempos, em sua casa e com seus filhos e filhas.
4. Ele deve ser um seguidor de Cristo – Aqui ele fala porque não se deve casar com não cristãos e que esse é o principal ponto em que não deve ser nem um pouco relevado ou “aliviado”.
5. Ele deve estar preparado para liderar –  Neste capítulo ele vai completamente contra o pensamento feminista, para defender que o homem é sim a autoridade no lar. Como num time em que cada um tem uma função, a função do marido é ser o líder. Ele fala ainda, da importância do futuro marido da sua filha ter clareza da função de cada um no lar e uma visão clara do complementarismo.
6. Ele deve liderar como Cristo (Efésios 5) – Aqui ele aponta que não é somente ser autoridade, mas liderar como Cristo, em amor, servindo a família. Buscando aprender mais da Palavra pra ensinar em casa, etc.
7. Ele deve se dedicar aos filhos – Hoje em dia, já não é tão claro que todos vão querer ter filhos, infelizmente. Por isso, o autor aponta nesse capítulo a importância de saber se o pretendente da filha tem desejo de ter filhos e de sustentá-los tanto fisicamente, emocionalmente e espiritualmente.
8 Ele deve praticar os quatro pês – Neste capítulo o autor aponta a necessidade do marido servir, assim como Cristo, como sacerdote, profeta, provedor e protetor. (Em inglês priest, prophet, provider, protector.)
9. Não envie a mulher para fazer o trabalho do homem – O autor aponta como o pai pode proteger a filha de diversas maneiras, não a deixando guiar-se por si mesma.
10. Não o consegue encontrar? Ajude-o a se desenvolver – Esse capítulo é muito interessante, porque o autor fala sobre o relacionamento entre o pai e o possível pretendente; ele aponta como o pai pode ajudar os jovens a tornarem-se homens capazes de serem maridos, como Cristo.

Eu resumi beeeem mais ou menos cada capítulo (os dois primeiros eu copiei de um material dado na igreja). Na igreja em que congrego, fizemos um clube de discussões sobre este livro! Foi muito importante!
Para os cristãos que se interessam (e deveriam!) ler algo sobre masculinidade e feminilidade bíblia, sobre complementarismo, sobre casamento e sobre filhas (ou como ensinar seus filhos a serem este pretendente), eu recomendo este livro!

O livro vocês podem encontrar neste site:
http://www.editoramonergismo.com.br/?product=o-que-ele-deve-ser-se-quiser-casar-com-minha-filha

Boa leitura!
Esther.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s