Descansando em um Deus que supre TODAS as nossas necessidades

Durante essa semana eu estava traçando algumas metas e objetivos a serem cumpridos nesse ano e me deparei com um sermão do Spurgeon sobre Filipenses 4.19: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as Suas riquezas na glória em Cristo Jesus”. De repente me saltou aos olhos uma graça divina dessas palavras que eu não havia enxergado ainda.

Quem me conhece um pouquinho sabe como eu sou um tanto quanto ansiosa. Gosto de ter as coisas do meu jeito, na minha hora e tenho um grande pavor quando algo sai como eu não planejei. Eu sei que isso é terrível e tenho lutado contra esse meu jeito de ser. Eu vim de uma família onde estava acostumada com uma estabilidade que hoje é inviável pra mim devido à profissão do meu marido. Só pra vocês terem uma ideia: nos 22 anos que morei com meus pais, enquanto solteira, morei na mesma casa. Em dois anos casada mudei de apartamento três vezes, sendo duas de cidade. Alguém pode dizer: mas você sabia disso quando casou com ele! Sabia mesmo. E por isso não reclamo! Mas a minha carne está acostumada com planejamentos, metas, planos, objetivos… Certezas! E isso não é errado, quando a nossa confiança está somente em Deus. Mas muitas vezes os meus planos envolvem as minhas forças e quando algo sai do controle me frustro, me deixo abater e me canso.

O que eu quero dizer é que antes, na casa dos meus pais, era mais simples pra mim confiar em Deus, na provisão Dele, porque era mais real pra mim. Hoje aqui, morando em outro país, em uma profissão instável aos meus olhos, confiar e descansar em Deus se tornou um dos meus maiores desafios (e ao mesmo tempo desejo!).

Esse versículo fez o mais completo sentido pra mim. Porque luto com as minhas próprias forças se tenho um Deus que me diz em Sua palavra que suprirá todas as as minhas necessidades segundo as Suas riquezas na glória em Cristo Jesus?

A promessa Dele é que Ele suprirá todas as necessidades do seu povo! E aqui fico imaginando a bondade desse Deus e a misericórdia Dele. E quando colocamos as nossas necessidades diante Dele parecem tão insignificantes perto da Sua grandiosidade. Se temos o que comer e o que vestir deveríamos estar contentes e satisfeitos por isso, porque para muitas famílias ao redor do mundo ter roupas e alimentos já é uma façanha desgastante. E nessas horas penso como temos que ter gratidão. Como temos que louvar a Deus pelo que já temos e deixar de nos preocupar tanto com o que ainda não temos, porque Ele nos supriu até aqui e nos suprirá adiante também.

Ainda que as coisas materiais já ocupassem todo o nosso pensamento quando lemos esse versículo de Filipenses, não é só essa a promessa do Senhor. Ele vai muito mais além: a declaração do texto inclui a totalidade das nossas necessidades! “Meu Deus, pois, suprirá tudo o que lhes falta.” Spurgeon, em sua pregação, nos ensina que:

“As nossas necessidades temporais são muito pequenas comparadas com nossas necessidades espirituais. Com a bênção de Deus, um homem pode logo remediar o que o corpo necessita, mas quem proverá o necessário às exigências da alma? Temos necessidade de perdão perpétuo, pois sempre estamos pecando, e o sangue de Jesus Cristo está intercedendo sempre por nós e nos purificando do pecado. Cada dia há a necessidade de renovada força para combater contra o pecado interior; e, bendito seja Deus porque essa força é fornecida diariamente, de tal maneira que nossa juventude é renovada como a da águia.”

O meu coração se enche de alegria e descanso ao saber que o nosso Deus continuará nos suprindo em absolutamente tudo que necessitarmos: Ele será nossa esperança! Fará com que as nossas cargas sejam mais leves ou fortalecerá os nossos ombros. Ele não nos dará nada além daquilo que podemos suportar, Ele diminuirá a necessidade ou aumentará a provisão.

Tenho sido encorajada a pensar dessa forma, a colocar as minhas expectativas em Cristo e a confiar que todo o meu suprimento vem Dele. O meu maior objetivo de 2014 é ter um coração que descansa e espera em Deus, por saber que Ele me suprirá em tudo. Deixo com vocês mais um trecho dessa pregação tão preciosa do Spurgeon:

“É impossível mencionar todas as formas de nossa necessidade espiritual. Precisamos ser convertidos diariamente de algum pecado ou de outro, que, talvez, a duras penas temos reconhecido como pecado. Precisamos ser instruídos nas coisas de Deus, precisamos ser iluminados quanto à mente de Cristo, precisamos ser consolados pelas promessas, precisamos ser avivados pelos preceitos, precisamos ser fortalecidos pelas doutrinas. Necessitamos, oh, do que não necessitamos? Somos simplesmente um saco de carências e uma pilha de debilidades. Se qualquer de nós mantiver um registro de carências, como fazem os comerciantes, quão grande será esse registro; poderia ser escrito por dentro e por fora e ser preenchido de um extremo ao outro, pois estamos repletos de carências desde o 1º de janeiro até o final de dezembro; mas aqui está a misericórdia, “meu Deus, pois, suprirá tudo o que lhes falta.” Vocês são exaltados em altos postos? Têm muitas comodidades? Gozam de riquezas? Então, quanta necessidade vocês têm de serem guardados de amar o mundo, de serem preservados do desenfreio, da altivez e das tolices e costumes deste perverso mundo atual. Vocês são muito pobres? Então a tentação é a inveja, a amargura de espírito, a rebelião contra Deus. “Meu Deus, pois, suprirá tudo o que lhes falta.”

Eu desejo que tenhamos neste novo ano um coração cheio de gratidão e que confia em Deus acima de tudo!

Ps.: se você quiser ler a pregação que menciono aqui me envie um email (prihvicente@gmail.com) que respondo com a ministração em pdf.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Descansando em um Deus que supre TODAS as nossas necessidades

  1. Amém!! Nossa Pri, as palavras do Spurgeon são realmente perscrutadoras mas cheias de consolo e esperança (como sempre)! E faço côro com você: que nosso ano seja com um “coração cheio de gratidão e que confia em Deus acima de tudo!”. Que o Espírito Santo nos fortaleça pra termos os olhos fixos no Senhor Jesus a cada momento.
    Beijo grande,
    Pri

    • Pri, que alegria ler o seu comentário e ter a sua visita aqui no blog. Seja sempre muito bem vinda!

      Precisamos estar sempre atentas, né? Nosso coração é enganoso e necessitamos que o Espirito Santo nos fortaleça diariamente para não perdermos o foco no nosso Senhor Jesus Cristo que é quem nos supre e nos sustenta em tudo.

      Muitas saudades de você!

      Um beijo,
      Pri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s