Reconhecendo o Senhor em nosso dia a dia

No post de hoje eu quero dividir com vocês um hábito que estou tentando criar.

Já faz algum tempo que venho pensando na ideia de manter um diário. Lá na igreja fizemos dois estudos sobre os Puritanos, um para todos os membros da igreja,  aos domingos à tarde e outro com os jovens em que seguimos um livro sobre os Puritanos, chamado “Santos no mundo” de Leland Ryken (quem desejar conhecer um pouco sobre eles, recomendo MESMO ouvir o estudo: http://ibrvn.com/2012/?page_id=65 ).  Os Puritanos tinham o hábito de manter diários para poder perceber melhor a Providência de Deus nas próprias vidas. Eles registravam seu dia-a-dia e meditavam nas experiências que tinham e buscavam reconhecer Deus em todos os seus passos, até porque eles acreditavam que tudo tudo era sagrado, tudo era pra Deus, então, a mínima atividade diária é graça e providência de Deus e, uma forma de glorificá-lO. Desde então penso em retomar o costume da adolescência e começar (com muito mais fundamentos) a escrever um diário, mas nunca coloquei a ideia em prática.

Há mais ou menos uns três meses, eu e o Jhonattan saímos pra passear com a irmã e o cunhado dele e, eu e minha cunhada começamos a conversar sobre as agendas e diários que mantínhamos quando adolescentes. Eu comentei que tinha o desejo de voltar a escrever e descobri que ela também gostaria de ter um diário. Combinamos de começar nossos diários.

Eu comecei a olhar algumas agendas para comprar, mas estavam caras para usar apenas 3 meses e acabei deixando para começar no início desse ano! No Natal, minha cunhada veio para cá (ela mora em Curitiba) e me mostrou um caderno lindíssimo que ela tinha comprado para usar como diário. Ela comprou um caderno de capa dura, com costura… feito para durar mesmo! Eu nem tinha pensado em fazer algo assim! Fiquei meio fechada na ideia de agenda que não consegui expandir o meu olhar. No fim, comprei um caderno similar e comecei o meu diário. Isso. Não era uma segunda-feira. Não era primeiro dia do ano, não era nenhum primeiro dia de alguma coisa. Comecei logo, afinal já tinha perdido alguns anos, não queria perder mais. A ideia é guardar esses diários pra sempre. E tem sido uma experiência ótima!

Quando você registra seu dia, seus problemas, suas vitórias, sua rotina você acaba repensando sua vida, remindo melhor o tempo, se disciplinando melhor; vemos que os problemas não são tão grandes (ou são grandes, mas mesmo assim o Senhor tem nos confortado). Além de aprender a sermos cada vez mais gratos por cada dia, bons ou ruins, pois o Senhor nos tem dado muito mais do que merecemos! E tem nos sustentado em todos os momentos!

Recomendo a vocês, quer seja vocês que casam ou terão filhos em breve, ou você que não começa nenhuma fase nova da vida! Vale a pena! Escrever um diário depois de adulta é muito mais valoroso, além do que com o tempo a gente vai perdendo algumas lembranças e se está registrado você pode reviver aquilo em sua memória e ser, mais uma vez, grato ao Senhor por tudo.

Aqui tem umas fotos do meu diário.
2014-01-15 17.43.44 2014-01-15 17.15.25
Tá tremida propositalmente pra ninguém ler! Rá! =)

Um abraço,
Esther (=

2 pensamentos sobre “Reconhecendo o Senhor em nosso dia a dia

  1. É Esther, essa idéia é muito legal. Eu fiz algo parecido quando era jovem, antes de casar(quando conheci os puritanos também), mas acabei não perseverando. Tomara que você não desista e que o Senhor abençoe muito sua vida através desta prática. Realmente o hábito de revermos nosso dia, diante de Deus, é extremamente útil para conseguirmos viver cada momento na presença e pra glória Dele. Quem sabe eu não me animo também!!
    beijo

  2. Oi, Meninas!!!! 🙂
    Achei muito engraçado a foto tremida de propósito!!
    Ester, super curti a ideia..eu achava legal já a ideia mas
    ficava me bloqueando por achar coisa de criança..ahhahha..
    e a ironia nisso é que quando era criança também achava e
    nunca fiz!! Hahhahaaha
    Gostei da capa do seu caderno, onde vc comprou??
    Beijocas

Deixe um comentário

