Pão de queijo

Quem é que não gosta de um pão de queijo bem quentinho? Ele cai bem no café da manhã, no lanchinho da tarde… A qualquer hora! Mas e quando você não tem um mercado do lado da sua casa que vende pão de queijo congelado e nem uma padaria na esquina pra ir correndo comprar 200g? Parece que a vontade aumenta ainda mais. E foi isso que aconteceu comigo quando vim morar aqui na Eslovênia… Sempre amei nosso pãozinho tipicamente brasileiro, mas depois que ele já não é mais tão acessível assim parece que fica ainda mais gostoso.

O jeito é, literalmente, colocar a mão na massa.

E hoje vim aqui compartilhar com vocês essa receitinha… Para as meninas que moram no Brasil, mas que gostam de um pãozinho fresquinho vale a dica também. É muito simples, sem nenhum mistério. Vamos lá?

image

Você vai precisar de:
1/2 xícara de água
1/3 xícara de óleo
1/3 xícara de leite
1 colher de chá de sal bem cheia
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
(Aqui na Eslovênia não encontro nenhum tipo de povilho, então substituo por farinha de tapioca que encontro facilmente na sessão de comida chinesa – oi? hahahahaha. Ela é super fininha, tem a textura de maisena.)
1 e 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
(Uso 1 xícara de queijo mussarela ralado e 1/2 de queijo parmesão daquele de saquinho mesmo!)
2 ovos batidos

Aqueça o forno a 190 graus C. Peneire os polvilhos numa tigela. Se for usar a batedeira use a tigela da batedeira. Leve o óleo, a água, o leite e o sal ao fogo alto. Quando ferver remova do fogo, jogue imediatamente sobre os polvilhos e mexa até ficar homogêneo. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. OBS: Para essa etapa, se utilizar batedeira, recomendo usar o batedor de gancho para massa de pão na velocidade 2. Adicione o queijo e os ovos batidos à massa e misture até que esteja bem incorporado. A mistura ficará grudenta e com grumos. Quando eu percebo que está muito molenga jogo um pouquinho mais da minha farinha de tapioca. OBS: Para essa etapa, na batedeira, recomendo usar o batedor para massas densas (não o gancho) na velocidade 2. Modele os pães de queijo do tamanho que preferir. Usei uma colher de sobremesa para modelar a massa. Leve ao forno por cerca de 15 minutos, até que estejam dourados.

Eu espero que tenham gostado meninas.

Um super beijo,
Pri.

Anúncios

Um pensamento sobre “Pão de queijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s