Incentivando nossos filhos a ler

Sempre que faço (ou penso em fazer) algum post sobre filhos, penso: “ok, mas eu não tenho filhos ainda… como vou falar disso?” Até acho que tenho que ser um pouco mais corajosa nesse sentido, pois muitas coisas envolvem princípios bíblicos inegáveis, ainda que na prática possa ser difícil. Porém, neste assunto eu tenho prática, não como mãe, mas como filha.

Ler é importantíssimo e fundamental. É um hábito que precisa ser criado e o quanto antes melhor! Manter a criança em contato com livros deve ser feito desde antes mesmo da criança conhecer as letras e palavras. E quanto mais tarde, mais difícil será! Nesse post eu apresentarei duas dicas essenciais para desenvolver o interesse pela leitura nas crianças desde cedo. Não significa que se não foi assim a criança nunca gostará de ler, mas certamente, ela terá muito mais dificuldades para desenvolver este gosto.

1. LEIA

A primeira dica é: leia. Não para as crianças, leia pra você mesmo, coisas de seu interesse.

Não é novidade que as crianças aprendem pelo exemplo. É muito comum as crianças brincarem que estão indo trabalhar ou pegarem uma cadeira para poder lavar a louça porque elas imitam as coisas que elas veem! Nós, humanos, somos essencialmente imitadores! Se você gosta de mexer no computador, trabalha no computador e fica no computador nas horas livres, a tendência é de que seus filhos tenham mais interesse por coisas que envolvam um computador, ou algo parecido. Se você gosta de cavalos, sítio, bichos… a criança terá mais interesse por coisas ligadas ao campo; se você pratica esportes, é ativo e aventureiro, a criança tende a ter um espírito mais aventureiro. Crianças querem ser aquilo que está entorno dela. Seu filho conhece alguém que seja um leitor? Seu filho conhece alguém que tenha o hábito de sentar no sofá, abrir um livro e ler? Os livros ocupam alguma posição de destaque em sua casa? Os livros são tão importantes quanto uma televisão ou os brinquedos?

É óbvio que tudo isso faz diferença e mostra para a criança qual a importância que ela mesma deve dar a este objeto chamado “livro”.

2. LEIA PARA SEUS FILHOS

Ler para seus filhos deve fazer parte da sua rotina diária. Vocês não têm ideia de como este hábito desenvolve não só o interesse pela leitura, mas a imaginação, a criatividade, aumenta o vocabulário e facilita o processo de alfabetização. Ler para seus filhos deve ser um hábito desde neném e que, perdure para muito além da alfabetização. Essa rotina deve ser feita sempre, destacando a importância desta atividade. É um momento em que deve haver disciplina e atenção.

Você pode escolher um livro mais reforçado (ou aqueles de plástico/banho) para os bebês, para que eles possam pegar e manipular o livro; depois, escolha livros com folhas mais grossinhas, para que a criança que já fala possa também pegar e manipular o livro e depois ser o próprio narrador; até os 5 anos use livros bem ilustrados valorizando a memória visual; leia clássicos da literatura.

Aqui seguem alguns passos que podem ser seguidos na leitura para os filhos pequenos:

* escolha um livro, com ilustrações para crianças pequenas;
* dê oportunidade para a criança manipular o livro;
* leia a história e dê atenção à entonação e dramatização;
* depois de ler, descreva as ilustrações, nomeando os objetos;
*  pergunte coisas que não estão na cena (para crianças que já falam), por exemplo: digamos que a história é de uma menina que tinha um coelhinho de estimação, pergunte: “onde será que o coelhinho dorme?”; “o que será que este coelhinho come?” para que a criança possa trabalhar a abstração.

Para os filhos maiores, você pode ler e conversar sobre o que foi lido; passar o livro para seu filho ler em voz alta; escolherem juntos o livro que vão ler, chamá-lo para ler juntos para o seu irmão mais novo, etc.

É muito importante ler para seus filhos! Quanto mais novos melhor. Aqui em casa vivenciamos claramente isto, na família do meu marido, o hábito de ler nunca foi comum, nem ler pra si mesmo, nem pros outros, então, ele precisa ser muito disciplinado para manter o hábito da leitura. Já na minha casa, meus pais sempre foram leitores exemplares e sempre leram para mim e para minha irmã. Não tenho dúvidas de que eles são os maiores responsáveis por eu gostar de ler, pois liam e contavam histórias todos os dias para nós e, nossa, como eu amava esse momento! Era um momento muito esperado por mim e lembro que ficava muito chateada quando terminava a história ou o capítulo! Inclusive, fiz o curso de Letras – Português, por gostar de ler; e não tenho dificuldades com a prática de leitura, além de ter aprendido a ler e escrever bem cedo.

Então, pense no futuro de seu filho e ajude-o a amar ler! 😀

INDICAÇÕES DE LEITURA

Tenho algumas indicações de leitura para crianças, nesta lista tem para crianças de várias idades, não separei, nem está na ordem:

– Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis;

– O peregrino , John Bunyan;

–  Cecília Meireles – Ou isto ou aquilo/ Janela mágica;

– Fábulas de Monteiro Lobato/  Conte outra vez / Emília no país da gramática/ Aritmética de Emília

– As fábulas de Esopo (eu amaaava – tinha uma coleção);

– O livro das virtudes para crianças – William J. Bennett;

– Contos maravilhosos infantis e domésticos, Irmãos Grimm;

-Em frente à minha casa, Marianne Dubuc;

– O hobbit, Tolkien

Esther.

Deixe um comentário

