American Pancakes (ou Panquecas Americanas)

Quem nunca viu as cenas de café da manhã dos filmes americanos? Todos aguardam enquanto a mamãe prepara panquecas ou namorados que querem impressionar acordam mais cedo e preparam as panquecas que geralmente são acompanhadas de ovos e bacon ou mel. Aqui algumas cenas dos filmes que eu lembrei:

500 Days of Summer (500 Dias com Ela)

500 Days of Summer (500 Dias com Ela)

Dan in Real Life (Eu meu irmão e Nossa Namorada)

Dan in Real Life (Eu meu irmão e Nossa Namorada)

Pulp Fiction

Pulp Fiction

Breaking Bad (Série de TV)

Breaking Bad (Série de TV)

E eu poderia citar muitos outros filmes mas não é fácil encontrar as fotos do momento da panqueca! 🙂 Tudo isso pra dizer que comer panquecas no café é algo que faz parte da cultura americana. Enquanto nós comemos um pão de trigo, um pão francês ou um cassetinho (se for no Rio Grande do Sul), às vezes uma fruta ou um iogurte e assim começamos o dia. Nada de bacon e ovos, nem de panqueca de manhã!

O bom de morar fora é essa interculturalidade que a gente acaba adquirindo. Conheci uma família muito querida aqui na Itália. Os 4 filhos do casal foram alfabetizados numa escola americana no Senegal, no tempo em que eles eram missionários lá. Depois eles se mudaram para os Estados Unidos, onde os filhos foram à escola e à faculdade. Como eles são brasileiros ficamos super amigos e aproveitamos demais o que eles tem para nos ensinar e mostrar, seja a experiência de vida, sejam receitas gostosas que nem essa!

Aqui em casa já adquirimos o hábito de comer panquecas no café da manhã, mas só domingo que é dia de culto e a gente sente mais fome ou então quando recebemos visitas e queremos agradá-las! Comemos geralmente com pasta de amendoim e mel ou com nutella e às vezes fazemos com ovos. Trago hoje a receita de uma dessas moças que moraram lá para vocês se deliciarem e surpreenderem a todos já no café da manhã (no Brasil também iria muito bem no café da tarde)!

Ingredientes

3/4 cup (ou xícara) de leite

2 colheres de suco de limão

1 cup (ou xícara) de farinha de trigo

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de fermento em pó

1/2 colherzinha de bicarbonato de sódio

1/2 colherzinha de sal

1 ovo

2 colheres de sopa de manteiga derretida

Modo de Preparo

Misture o leite com o limão e reserve. Em outra tigela junte o trigo, o açúcar, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, misture. Em seguida, em um terceiro recipiente misture o ovo e a manteiga derretida. Agora é só misturar o ovo com o leite e depois adicioná-los aos “secos”. Misture bem devagar (de preferência com um fouet).

Com uma concha ou uma colher de servir, pegue um pouco da massa e ponha numa frigideira, não precisa distribuir muito a massa o ideal é que ela fique bem gordinha, se for numa frigideira de diâmetro pequeno poderá preencher toda a frigideira, se for numa frigideira grande você pode concentrar a massa em pequenas porções (ver figura abaixo). Quando você perceber que bolinhas se formaram (ver segunda figura) está na hora de virar a panqueca para o outro lado. Atenção, não pressione as panquecas, o objetivo é que elas fiquem bem fofinhas por dentro! 🙂

Style: "Agfa"

pancake-gic3a0-alto-in-cottura

O momento certo de virar a pancake.

 Se você quiser pode untar a frigideira com um pouco de manteiga, o mais importante é que ela esteja bem quente quando você começar a fritá-las. Depois é só sentar e saborear esse café da manhã delicioso!

Bom Apetite, ou como dizem os americanos “Enjoy your meal!”

pancakes_041813_vr_tif_

Com amor,

Bruna

Anúncios

Um pensamento sobre “American Pancakes (ou Panquecas Americanas)

  1. Querida Bruna, sou iniciante na cozinha e arrisquei esta receita que parece fácil e gostosa.
    Preciso de alguma dica especial ou como vc faz no momento de virar a panqueca, ou fiz algo errado, porque quando
    fui virar, a massa de cima escorrega e ela se desmonta toda daí não consegui virar e ficar bonitinha, porque acumulou tudo num ponto, entende?! como você faz? minha frigideira é pequena, preenchi ela com a massa, mas pra virar não consigo 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s