A importância da organização da rotina: agora eu tenho um bebê!

A ideia inicial era escrever um post sobre a importância da rotina para os bebês, mas achei que seria mais interessante começarmos por nós (futuras) mamães.

Independente de ter ou não filhos, muitas vezes nos sentimos sobrecarregadas em nosso dia a dia. Ou não conseguimos nos planejar corretamente ou estamos com trabalho demais por não sabermos dizer não, por não sabermos escolher o mais importante em lugar do mais atraente (*MAHANEY et al., 2012, pg. 25).

Eu, por exemplo, antes de casar vivia sobrecarregada porque estava dizendo sim a todos os trabalhinhos que apareciam, e depois de estar comprometida, o jeito era terminar, mesmo que não da forma como gostaria. Penso que isso também tem a ver com a falta de organização, porque se eu tivesse organizado, no papel, quais eram as prioridades naquele momento, naquela fase da vida, poderia trabalhar sem me cansar de forma demasiada. Teria escolhido o melhor e não o mais atraente.

Sabemos bem como o tempo passa voando e se não nos planejamos lá se foi o dia e cá ficaram inúmeras coisas por fazer, e às vezes coisas importantes (!). Não que tenhamos que dar conta de todos os cômodos da casa num único dia (ver posts “ORGANIZAR É PRECISO” e também “ORGANIZAÇÃO NOSSA DE CADA DIA…”), por exemplo, mas para que não nos sentirmos sobrecarregadas, precisamos colocar as coisas na “ponta do lápis”.

A organização da rotina é apenas um “norte” porque sabemos que imprevistos acontecem, e se tivermos esse “norte” conseguiremos lidar melhor com esses imprevistos.  Pense no seu quarto: se ele estiver arrumado, fica mais fácil de achar aquela caixa de documentos importantes que você tanto precisa. Caso esteja tudo jogado, bagunçado, a busca será mais trabalhosa e os tais documentos importantes poderão estar em qualquer outro canto da casa (isso me irritaria muito!).

Bom, o que quero dizer é que planejar o dia nos ajudam a compreender melhor as necessidades da nossa família, as coisas mais importantes para o momento, e como boas donas de casa devemos nos atentar para isso considerando as pessoas que fazem parte dessa rotina. Uma coisa que a minha mãe sempre dizia antes de me casar: “Viva para as pessoas da casa e não para a casa!” (Ouça este áudio da Simone Quaresma do Blog Mulheres Piedosas: http://clire.org/multimedia-archive/mulher-piedosa-como-preparar-se-para-servir-melhor/)

Tá, mas onde entra o bebê nisso?(Calma, ainda terá um post específico).

Bom, quando estivermos com os nossos bebês, ainda precisaremos ir ao mercado, cozinhar, organizar a casa, ler histórias para eles, namorar nosso marido, ajudá-lo com algumas coisas do trabalho, ORAR, LER A PALAVRA DE DEUS, e etc. Quantas coisas podem nos afastar do mais importante! Por isso, sente-se em quietude e planeje (Tente pegar aquele momento em que o bebê tirou aquela soneca em qualquer horário do dia. Faça isso sem culpa! Deixe a louça pra depois!)

Não quero que pensem que a ideia desse post é dar dicas para que sejamos super, mega organizadas; mulheres que deixam a casa sem nenhum pó.  Longe disso! Até porque ser vidrado, perfeccionista em qualquer área da nossa vida, faz com que sejamos negligentes em outras áreas, principalmente em relação a nossa comunhão com Deus.

A Bíblia descreve dois tipos de mulheres: a sábia e a insensata e para que sejamos sábias (até porque ninguém quer ser como a mulher insensata)  precisamos aproveitar bem cada oportunidade do nosso dia. E como fazer isso? Sentando e planejando seu tempo, lembrando que a nossa prioridade é glorificar a Deus, pois para isso fomos criadas. Por isso, busque orar antes de planejar o seu dia.  

A oração não é uma mágica (ver post “COM ORAÇÃO NO LAR”) que resolverá todos os nossos problemas diante de um dia que já começou com o “pé esquerdo”, mas podemos deixar diante do nosso Deus nossas ansiedades (Filipenses 4), lembrar de versículos que nos animem e assim podemos iniciar a nossa super rotina lembrando a quem servimos; que quer comamos, quer bebamos, quer troquemos fralda, devemos fazer tudo para a glória de Deus. É revigorante orar a Deus, ler um Salmo e lembrar que o Senhor é a nossa fortaleza, nosso socorro, nossa alegria; lembrarmos das suas misericórdias sobre nossas vidas, da graça imerecida derramada sobre nós através de Cristo, nosso Salvador.

Uma ótima leitura para começar, é o livro da Carolyn Mahaney e suas filhas, “Socorro, não tenho tempo! Faça tudo o que precisar sem se sentir sobrecarregada” publicado pela Editora Monergismo em 2012. Neste pequeno livro as autoras nos dão dicas valiosas sobre o quesito organização e a nossa vida com Deus.  Recomendo!

Então, recapitulando: busque a Deus em quietude; planeje sua rotina e considere as pessoas que fazem parte dela.

 

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo (Colossenses 3:23)

 

Não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. (Efésios 6: 6-8)

 

 

Como prometido, no próximo post, sobre essa “série” trataremos sobre a importância da rotina para os bebês.

 

Com carinho,

Vanessa

 

 

*MAHANEY, C. et. al. Socorro, não tenho tempo! Faça tudo o que precisar sem se sentir sobrecarregada. Brasília – DF: Editora Monergismo 2012.

 

 

Você pode encontrar o livro neste endereço:

http://www.editoramonergismo.com.br/?product=socorro-eu-nao-tenho-tempo

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s