Os Atributos de Deus: Bondade

Esse é um dos atributos que eu mais tenho experimentado do Senhor ultimamente. Na verdade, o experimento desde que nasci, mas nem sempre nos damos conta do quanto o Senhor é bom. A Bíblia é exaustiva em destacar esse atributo de Deus, seja afirmando-o: “Tu és bom e fazes o bem” Salmos 119:68, seja nas diversas histórias de vida em que Deus age de forma bondosa com as pessoas, como na história de José, que foi vendido pelos irmãos, mas que pôde salvar toda a sua família da grande fome que teve no Egito: “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” Gênesis 50:20.

Prestar atenção na bondade de Deus é algo muito importante em nossas vidas, destaca o salmista: “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que Nele confia.” Salmos 34:8. Eu escrevi, baseada em uma pregação do Ed René, que “a gratidão lava os nossos olhos“, e de alguma forma observar a bondade de Deus também lava! Quando prestamos atenção às coisas boas que Deus faz, seja nas nossas vidas, seja na vida dos nossos irmãos, seja simplesmente sustentando todo o universo diariamente, de modo que o sol nasce e se põe, as estações do ano vem e vão, as estrelas não caem do céu, em vez disso permanecem embelezando o céu durante a noite, só de pensar nessas coisas já estamos começando a lavar os nossos olhos ingratos para ver a verdade de quem o Senhor é, através das coisas que Ele faz.

A bondade de Deus é o padrão

Mas como julgar o que é bom e o que não é? A bondade de Deus é o padrão pelo qual tudo o que é bom deve ser julgado. Em Marcos 10, vemos o diálogo de Jesus com o jovem rico, ali somos confrontados com o fundamento da bondade. O jovem pergunta: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Marcos 10:17) e Jesus o responde dizendo: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus” (Marcos 10:18). O jovem rico precisava de uma rápida lição de Teologia, pois estava utilizando o termo “bom” sem perceber toda a implicação do que e para quem estava dizendo.

A pergunta de Jesus é “como você sabe o que é bom? Qual o seu padrão para esse termo?”. O nosso padrão para o termo bom precisa ser o próprio Deus, visto que só Ele é bom e tudo o que Ele faz é bom. Fora desse padrão ficaria difícil classificar o que é bom e o que é mau, pois qualquer coisa boa tem a sua origem em Deus. E não confunda com coisas que “fazem sentir bem”, pois nem toda coisa que nos faz sentir bem é boa, um exemplo seriam as drogas, que momentaneamente trazem uma sensação de bem-estar, mas não são boas. É sabido o lema: “se você se sente bem, faça”, e já ouvi até essa frase aplicada à religião, “ora, se te faz bem acreditar em deus/buda/espíritos, então creia”, mas as coisas não são bem assim. Não podemos confundir sensações com realidade, nos fazer sentir bem é uma coisa, ser de fato boa é outra. E para nós uma coisa só é boa se te sua fonte em Deus, pois nada é bom exceto Deus. Esse deve ser o nosso padrão de bom, pois a questão da bondade é a sua origem e não a experiência que ela proporciona.

Deus expressa sua bondade

“Deus expressa s sua bondade para conosco associando uma de suas qualidades às circunstâncias de nossas vidas.” Na Bíblia vemos como a paciência do Senhor expressa com clareza o quanto Ele é bom, mesmo em tristes episódios. Muitos poderiam dizer (ou fazer um filme) que Deus não é bondoso pois destruiu o mundo com um dilúvio. Mas poucos atentam ao fato de que por 120 anos o Senhor, através de Noé e sua família, alertou o povo para que entrasse na arca e cresse que iria chover. Deus foi paciente com o povo, como é paciente conosco, que continuamos a existir por pura bondade e graça do nosso Deus, uma vez que somos pecadores e deveríamos ser consumidos pela santidade de Deus! Isso sem contar que mesmo que o Senhor não tivesse salvado Noé e sua família Ele ainda estaria sendo bom, porque é isso que Ele é, em essência.

Além disso, podemos ver com facilidade a bondade de Deus expressa na sua provisão. E uma provisão não só para cristãos, mas para toda a humanidade, afinal, não chove ou faz sol só para os cristãos, mas para todos. Gênesis 1:27-31 nos mostra todas as coisas que o Senhor criou e colocou à nossa disposição: peixes, aves, todos os animais da terra, ervas que produzem sementes, árvores frutíferas e no fim Deus viu que tudo isso que Ele tinha feito era muito bom! E o é até hoje. Quando penso nos camarões de Floripa com saudades, penso em como Deus é bondoso com os moradores de lá e como Ele foi bondoso comigo me dando camarões para desfrutar do sabor! Eu sei, atualmente todo mundo vive no automático (inclusive eu), achando que tudo o que existe é assim mesmo e que deve acontecer automaticamente, mas devemos procurar nos lembrar que o Senhor é quem sustenta todas as coisas e é Dele que vem todo o nosso sustento e tudo o que existe de bom nas nossas vidas.

Depois de ter visto um missionário falar sobre o tempo que passou no Haiti, tinha combinado comigo mesma que não comeria mais sem dar graças a Deus pelo maravilhoso alimento que Ele me dá diariamente (não é sempre que me lembro, mas precisamos pedir a Deus que nos lembre). Gente! A comida que nós comemos é um banquete! Reis não comeram como nós comemos hoje em dia. A bondade de Deus precisa despertar em nós a gratidão. Precisamos comer e pensar: “Deus é bom”, precisamos ver as flores no jardim e pensar: “Deus é bom”, precisamos ouvir a chuva na janela e pensar: “Deus é bom”, porque é isso mesmo que Ele é. Além dos alimentos, Deus também nos presenteou com a natureza, basta olhar ao redor e perceber a beleza do céu, das montanhas, do mar, do sol, das flores, é tudo tão belo e de tanto bom gosto! Isso sem contar com a própria humanidade, é verdade que o pecado corrompeu o ser humano e degradou a natureza, mas em alguma medida ainda carregamos em nós a imagem e semelhança do Deus Trino, e como é bom desfrutar da companhia, da amizade e da presença de outras pessoas, como é bom abraçar, sorrir com os outros, falar com outras pessoas, desfrutar dos prazeres do sexo no casamento, tudo isso feito por Deus, dado por Deus e tudo isso é bom porque Deus o é, porque nada pode ser bom fora Dele.

E claro, além da bondade de Deus para todos, existe a bondade de Deus para o seu povo, a qual é ainda maior e mais maravilhosa. Deus nos deu a sua revelação, seu Espírito Santo para nos consolar e orientar, e uma perspectiva de vida que abre os nossos olhos para desfrutar da Sua presença. Deus nos deu a Sua Palavra, isso é maravilhoso! E mais do que isso, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16. Eu acho pouco provável que alguém fique sem motivos para agradecer ao Senhor, mas ainda que não restassem motivos, somente o fato de Deus ter enviado o seu filho e de por meio Dele termos acesso ao Pai já é um motivo grandioso o suficiente para nos prostrarmos diante de Deus e reconhecermos o quanto Ele é bom.

“Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!” Salmos 31:19

“Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.” Salmos 118:29

“Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.” I Timóteo 4:2-5

Com amor,

Bruna

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s