Almoço fácil? Massa de panqueca “light”

IMG_20140610_140317

Na minha casa, quando solteira, sempre via minha mãe realizando ótimos improvisos na cozinha. Ela é ÓTIMA nisso e sempre foi uma cozinheira e tanto – baianinha arretada!

No meu caso, estou na fase de aprendiz e quando não tem o tal ingrediente dou um jeito e substituo, nem sempre fica como eu gostaria. É importante lembrar que nem sempre é aconselhável substituir alguns ingredientes, não é?! Pode ser um desastre (digo por mim!).

Nesse caso substituí 4 colheres de sopa de óleo por uma de azeite de oliva; 2 ovos por apenas 1 e o leite pela água. Parece que fica mais “light”.

Aqui em casa a panqueca faz sucesso! Meu marido gosta muito de panquecas e teve um tempo em que tudo era motivo para fazer panquecas, principalmente no início da minha gravidez, quando eu não conseguia nem sentir o cheiro de carne vermelha ou branca, fritando, cozinhando, assando… Renderam-me bons enjôos, mas no final ficávamos felizes.

Essa receitinha mega fácil e “light” é assim:

(Rende de 10 porções)

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de água em temperatura ambiente

1 ovo médio

1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem

Sal a gosto

Agora é só colocar os ingredientes dentro do liquidificador, bater tudo, colocar a frigideira para aquecer, cozinhar a massa, adicionar o recheio e molho da sua preferência.

Ah, uma dica legal é adicionar tempero verde e pimenta do reino à massa dependendo do recheio. Eu testei e ficou uma delícia! Com essa massa, um bom acompanhamento seria um bom refogado de frango (sequinho) com molho branco.

Use a sua criatividade e… Bom apetite!

 

 

Deixe um comentário

