Limpeza de Emergência

Segundo Carlos Drummond de Andrade, “casa arrumada é assim: Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz. Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela. Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas… Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo: Aqui tem vida…”

Também estou com o Carlos! Acho fundamental limpar e arrumar a casa diariamente, mas casa de verdade tem vida, e muitas vezes a vida dos moradores em um certo dia está muito tranquila e despreocupada, até que o telefone toca e você descobre que as visitas vão chegar em 10 minutos! Aí o coração acelera e não tem poesia que acalme, a gente quer a casa arrumada e pronto!

como-fazer-uma-limpeza-de-emergencia-na-casa-em-pouco-tempo

Segundo o livro: “Limpe e Arrume a Sua Casa”, Anna Shepard, “é incrível o quanto pode ser feito em apenas 10 minutos”, apresento aqui a lista de tarefas do livro, pra você não se desesperar mais quando as visitas chegarem de surpresa:

1. Selecione bem

Não tente arrumar a casa inteira. Pense nas áreas principais que deseja limpar. Provavelmente são a cozinha e a sala, e talvez, uma ajeitada rápida no banheiro.

2. Descarte o Lixo

Para eliminar o mau cheiro, livre-se dos sacos de lixo. Em seguida, abra as janelas para entrar ar fresco e, se quiser, acenda algumas velas perfumadas ou espalhe um pouco de “Bom Ar”.

3. Limpe as mesas

Quando as mesas estiverem sem migalhas e limpas, tudo ficará mais apresentável. Se há papelada piorando a desordem, coloque tudo numa caixa de arquivo ou pasta.

4. Limpe a pia da cozinha

Lave a louça (se possível), mesmo que pouca, guarde-a já seca e/ou acomode tudo na lava-louças.

5. Arrume a sala

Limpe a mesa de centro e coloque livros e revistas no lugar. Depois ponha tudo o que estiver atravancando a sala numa cesta e leve-a para um canto ou para outro quarto, para organizar depois.

6. Cuide das cadeiras e sofás

Veja se há migalhas nas cadeiras e sofás, ajeite as almofadas e arrume as mantas sobre os braços ou encostos dos estofados.

7. Estique os tapetes

Não haverá tempo para passar o aspirador, mas faz uma grande diferença esticá-los e tirar as migalhas e outros resíduos.

8. Dê um trato no banheiro

Não é preciso fazer uma limpeza perfeita. Apenas limpe a pia e atrás das torneiras, verifique o vaso sanitário, retire os cabelos e pelos e organize os produtos de beleza.

9. Arrume o hall de entrada

Se houver ali um cabide para casacos, bolsas e chapéus, deixe-o vazio e guarde o excedente em um ceto ou armário.

10. Esconda o restante

Feche as portas dos cômodos que não estão arrumados e ajuste a iluminação para que cantos empoeirados não apareçam.

 

Com amor,

Bruna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s