Raclette ou Racleteira Elétrica

Finalmente chegou o inverno no Brasil (felicidade total, porque aqui chegou o verão [que mais parece uma primavera!]) e com ele aquelas comidinhas mais que especiais: founde, pinhão, tainha e por que não raclette?

Pra quem não sabe o que é aqui vai: “Raclette designa tanto um queijo quanto um prato semelhante ao fondue e que utiliza o queijo de mesmo nome. É típico da Suíça. A raclette é um prato típico, à base do queijo homônimo. Na sua preparação, o queijo é aquecido e raspado sobre os pratos dos comensais. O termo deriva do francês racler, que significa raspar. Vários acompanhamentos podem ser utilizados, como a batata inglesa, o pickles e embutidos como presunto cru, lombo defumado, salame, copa, etc.”

Trata-se de um prato delicioso para se saborear com toda a calma do mundo, seja a dois, seja em um encontro com amigos ou familiares. Geralmente possui no máximo 8 “pazinhas”, logo, assim como o founde não  é o tipo de prato para se servir em uma festa para 20 pessoas, por exemplo! A raclette é para os íntimos! 🙂

Aqui na Itália fica mais fácil de encontrar variados tipos de queijo, presunto e embutidos. Mas conheço alguns amigos que também conseguem encontrar sem muito esforço vários bons queijos no Brasil.

Não saberia dar uma receita com quantidades exatas, já que a raclette traz essa sensação de liberdade à mesa, sendo que cada um põe a quantidade e o queijo que preferir sobre as batatas, ou sem elas. Posso dizer que aqui em casa geralmente fazemos com:

* 3 tipos de queijo da sua preferência e fáceis de derreter (ex.: briè, raclette, mozzarella, edamer, gouda, gorgonzola)

* carne cortada em cubos (pode ser carne vermelha ou branca. Já fizemos até com lombinho e ficou super bom)

* bacon

* batatas cozidas e cortadas ao meio

* tomate picado

* presunto cozido, presunto cru, salame

E aí deixe a imaginação livre para criar como quiser!

IMG_8483

 

Na parte de cima (pedra de mármore ou chapa) você coloca a carne e o que mais preferir para aquecer e cozinhar. Aí escolhe uma “pazinha” coloca um pedaço de batata, o queijo de sua preferência (ou os queijos), quem sabe um pouco de sal e orégano e põe na parte de baixo para o queijo derreter. Depois é só colocar a batata no prato, escolher alguma carne ou presunto (ou não) e saborear!

Tudo pode ser acompanhado por um bom vinho (que combine com os queijos), ou espumante e pra quem não gosta, também pode ser acompanhado de Coca-Cola e uma boa música de fundo.

IMG_8492

 

Nesse inverno esse foi o nosso prato oficial! Convidamos vários amigos e não nos cansamos de batatas com queijo. As visitas costumam elogiar e gostar muito, visto que é um prato gostoso e proporciona uma boa conversa ao redor da mesa.

foto

 

Aqui na Amazon.it uma raclette custa em média 40 euros, que é (quase) o equivalente em reais de quanto custa no Brasil. Pesquisando na internet só encontrei nesse site. Mas vi que tem várias em sites como Mercado Livre. Quem tiver dicas de onde comprar no Brasil pode compartilhar com a gente nos comentários e #ficaadica pra quem vier passear por aqui e quiser levar esse ótimo utensílio pro outro lado do mundo! 😀

Com amor,

Bruna

Anúncios

2 pensamentos sobre “Raclette ou Racleteira Elétrica

  1. Pingback: Itens dispensáveis na cozinha, mas que a gente ama! | Com Amor no Lar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s