10 dicas da semana: para mães e pais

Oi pessoal!

Estava com saudade de escrever no Blog e confesso que estou “de molho” por um tempo. C’ est la vie! Mas vamos ao que interessa!

Durante meus dias, enquanto limpo alguma coisa em casa, ou estudo algo do meu interesse, ou amamento, minha mente fica fervendo e às vezes “surgem” algumas ideias, e gostaria de compartilhar com vocês o que tenho aprendido e como tem sido um poucos dos nossos dias.

Hoje separei 10 dicas (ou mais, hehe) para as mães e pais (tios, avós, amigos…)

1. EVITE julgar outras mães! Você realmente não sabe o porque das suas escolhas. Você não faz parte daquela família. Normalmente julgamentos não chegam para ajudar. Se você quiser ajudar, por favor não as julgue; vá e estenda a mão e tente se colocar no lugar.

2. EVITE comparações entre o seu bebê e outros bebês do seu meio social. Isso evita constrangimentos, pressões e mal estar entre as mães e pais.

3. EVITE defender rigidamente, em uma conversa entre amigos, familiares, uma linha de pensamento quanto à:

  • parto
  • amamentação/ alimentação
  • sono
  • rotina do bebê e da família
  • educação e desenvolvimento de filhos

Dê a sua opinião, compartilhe suas ideias, diga como isso tem feito bem a sua família e o que não encaixou na rotina de vocês, mas JAMAIS imponha sua opinião a quem quer que seja (a não ser para seus filhos pequenos, rs).

4. EVITE dar satisfação a todos da família sobre a rotina da família, cuidados com o bebê, o que come, que horas dorme, quando sai para passear, etc. Isso evita que pessoas intrometidas tenham abertura para dar seus pitacos. E vamos combinar, não falta gente para fazer isso.

5. Mas também, EVITE ser orgulhosa e peça ajuda, conselhos à pessoas que realmente podem te ajudar em questões familiares e com o seu bebê e que também orem por você.

6. EVITE ficar trancada em casa , de pijamas, o dia todo. Troque de roupa, escove os dentes, coloque um brinquinho discreto se quiser, uma roupa confortável que dê para receber uma visita inesperada, que você possa sair para dar uma volta com o bebê num final de tarde e que também seja confortável para você. Programe-se para dar umas voltinhas com o seu bebê todos os dias, se possível.

7. EVITE se apegar a limpeza da casa. PLANEJE sua semana para limpar um cômodo por dia ou uma parte do cômodo por dia, por exemplo. APROVEITE os momentos com o seu bebê (eles crescem rápido, né? E agora eu sei disso). APROVEITE o tempo com o seu cônjuge. Aqueles vinte minutinhos que você gasta arrumando a cozinha após o jantar, faz muita diferença.

8. PLANEJE seu dia antes que ele comece!

9. PLANEJE as compras da semana e o cardápio também. Isso facilita muito e a família fica feliz quando a mamãe não está estressada e de cara fechada na mesa do jantar.

10. PLANEJE momentos com seu cônjuge uma vez por semana e também momentos familiares que saiam da rotina semanal.

  • um jantar especial depois que o bebê dorme (nesse dia vale até colocar o bebê para dormir mais cedo, rs)
  • um cineminha ou passeios da preferência do casal
  • programas familiares como: passeio no zoológico, no parque, (passeios ao ar livre são ótimos);assistir a uma peça de teatro; uma ida a biblioteca da cidade ou do bairro; ir à casa de algum casal de amigos; marcar um jantar entre amigos (isso nos revigora!)

Que Deus nos ajude e que, acima de tudo, o Senhor seja a nossa platéia, Aquele a quem devemos agradar em tudo quanto fizermos.

Com carinho,

Vanessa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s