Aproveitar o Casamento Com Filhos (?) [Entrevista]

IMG_20150414_205916

Um dos maiores argumentos da atualidade contra ter filhos é “empobrecer o casamento” ou “deixar de curtir o casamento” por causa deles. Como já falei a minha opinião nesse outro post, fui atrás de outras mulheres/mães com idades diferentes e quantidades de filhos diferentes e fiz a elas duas perguntas, compartilho com vocês agora as respostas que recebi:

1. O que mudou no seu casamento depois do nascimento do(s) filho(s)?

Fulana: Respondo, sem hesitar, que mudou para melhor, muito melhor! Acredito que como esposa passei a focar menos nos meus sentimentos e vontades, que muitas vezes eram egoístas, e isso só tornou o casamento melhor. O companheirismo aumentou muito desde o  nascimento do primeiro bebê. Mesmo agora, quando tenho dias difíceis com as crianças, sei que o meu marido vai me compreender, me animar e me exortar como ninguém faria, porque ele conhece os nossos filhos e conhece as minhas dificuldades. Sem dúvida, o nosso casamento só se tornou melhor depois de termos filhos porque Deus é quem nos capacita a amarmos um ao outro em meio às mudança em vez de nos queixarmos um do outro. Por exemplo, hoje fico ainda mais apaixonada ao ver meu marido brincando com meus filhos, contando histórias, cuidando deles enquanto estão com febre, disciplinando-os em amor, do que ao receber flores ou outro presente. Não que o romantismo não deva mais existir no casamento, mas tantas outras “pequenas” atitudes se tornam mais admiráveis e essenciais.

Beltrana: Mudaram as prioridades. Por mais que nós mães nos esforcemos para destinar a mesma atenção de antes aos demais membros da família, é uma missão quase impossível, pois nossos pequenos nos exigem muito e somos as primeiras a ficar de lado nessa relação. Inevitavelmente a cobrança por mais participação do companheiro faz a relação do casamento se tornar mais “técnica”, menos romântica. Mas com o crescer do bebê o casamento vai voltando ao seu ritmo com ainda mais amor.

Ciclana: A mudança no casamento me parece algo inevitável com a chegada do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida, quando os papais também recém-nascidos estão aprendendo com todas essas novas experiências e a atenção fica muito voltada ao filho e suas necessidades. Penso também que hoje em dia, na era da informação, nos preparamos muito para sermos pais, lemos muito de todo que é assunto relacionado a filhos e criação, queremos ser pais exemplares, e até mesmo somos cobrados a isto, conseguiu ter parto normal, amamenta com exclusividade, não deu chupeta pro bebê, conseguiu fazê-lo dormir a noite toda, são algumas das sombras que nós pais temos que enfrentar e que colaboram na sobrecarga desse período de adaptação a nova rotina com filhos. Nosso início foi bastante intenso, em todos os sentidos, apaixonadamente deliciosa a experiência de sermos pais, mas também de dormir pouco e não ter mais aquele tempo ocioso pra ver um filminho a dois ou apenas pra jogar conversa fora como era de hábito. Mergulhamos de cabeça nessa jornada de sermos ” os melhores pais que podíamos” e com isso, claro, o casal ficou um tanto de lado, coisa que com o tempo (e com muito diálogo) conseguimos ir adequando. Acho que esta seria a palavra chave “adequar-se”, pois as coisas realmente mudam com a chegada dos filhos, mas isso não significa que ficarão piores ou melhores, apenas diferentes. Nós é que vamos dar o tom!

2. Como você aproveita o seu casamento tendo filho(s)?

Fulana: É muito importante para nós dois termos tempo juntos e sozinhos. Por isso fazemos questão de colocar nossos filhos para dormir cedo. Acredito que essa rotina seja fundamental para a vida de um casal com filhos pequenos. Durante o dia o cuidado  e a atenção que as crianças pequenas exigem é muito grande, muitas vezes não conseguimos conversar direito ou até mesmo nos abraçar e beijar sem sermos interrompidos. Quando as crianças dormem podemos ter um tempinho só nosso, conversar, ler, descansar, namorar, orar… E esse momentinho reabastece as energias para um outro dia intenso de cuidado com as crianças. Mas ainda mais importante do que termos esses momentos a sós é entendermos que aproveitar o casamento agora é amar estar em família, é brincar junto com as crianças, ter tempinho de estudo bíblico com eles, passear todos juntos, rir, comer juntos, louvar ao Senhor… O casamento se tornou mais completo, mais alegre, mais maduro e deve ser aproveitado com muita gratidão.

Beltrana: Participando. Por mais cansativa que seja minha rotina de mãe, procuro acompanhar meu marido em todos os eventos que são importante. Mostrando pra ele uma família unida e que o apóia sempre. Se eu me dedicar a mostrar ao meu filho o quão importante é essa relação de cumplicidade, além de fortalecer meu casamento, estou educando-o a valorizar ainda mais a relação familiar. Faça chuva, sol, noite, frio, se puder, estaremos sempre juntos.

Ciclana: Nossa visão é de que todo momento é precioso, e buscamos aproveitar desde um simples café-da-manhã em família, uma caminhada pela praia, uma conversa na beira do fogão enquanto o almoço é preparado e o filho dorme. Como casal, já que o tempo livre é muito menor hoje em dia, damos prioridade em estarmos juntos quando ele acontece. Em meio as sonecas diurnas, é tempo uma conversa a dois, um filminho, um café com bolo. Outra questão que priorizamos foi a rotina do sono, assim, como o baby dorme sempre as 20h, temos ainda algumas horinhas pra aproveitar como casal. Hoje em dia, com ele mais crescidinho, conseguimos, de vez em quando, deixar ele nas vovós e ter programações a dois. O importante é não deixar a peteca cair, cuidar do afeto, do respeito, do companheirismo, do diálogo e dos pequenos mimos que mantém o amor aquecido. E não esquecer de que antes de “pais” somos “marido e mulher”.

Com amor,

Bruna

Deixe um comentário

