Utensílios indispensáveis para uma cozinha prática (e saborosa)

Eu AMO cozinhar! Já começo dizendo que o meu lugar favorito é a cozinha e é ali, em volta da mesa do jantar (almoço, café da tarde, lanche) que eu gosto de sentar e conversar. Mas todo mundo sabe que nem só de alegrias vive uma cozinheira e que nem tudo na cozinha é chocolate e Nutella!

Então, separamos algumas dicas de utensílios de cozinha que são indispensáveis para nós (Bruna e Pri). Indispensáveis para ter praticidade e sabor na cozinha. Aqui vão eles:

1950housewife

 

#Fouet (ou batedor de claras)

fouet

Esse maravilhoso utensílio serve não apenas para bater claras (que aliás, a maioria de nós bate na batedeira), mas principalmente para mexer massas e molhos, principalmente mousses e pancakes que requerem uma massa mais aerada. O formato dele permite que mais ar entre na massa e dê um resultado melhor para o seu prato.

#Faca de Cerâmica 

collageimage

Quando eu não tinha achava frescura, agora que tenho não vivo sem! Claro, não necessariamente você precisa uma faca de cerâmica, para quem não tem condições de comprar, uma boa faca já está de bom tamanho! O importante é que na cozinha, e isso eu aprendi com o meu pai, uma boa faca é indispensável e inegociável. Com a faca certa, um trabalho de 1 hora, pode ser feito em 15 minutos! #pensenisso

#Medidores

5-Medidores

Eu sei que muita gente aprecia a cozinha “de olho”, aquelas da vovó, que ninguém sabe quanto vai de quê e tudo fica maravilhosamente saboroso. Mas, para quem tem menos experiência, ou, às vezes, quer fazer uma receitinha diferente, os medidores são daqueles super utensílios! Eu (Bruna) os uso diariamente e tenho grande carinho por eles! ❤ Na minha opinião, com medidores na mão você pode fazer qualquer receita! 🙂

#Colher de silicone (ou pão-duro)

silicone2_480

Esse MARAVILHOSO utensílio, nos permite aproveitar todo o produto que cozinhamos. Facilita na hora de passar o bolo de cenoura do liquidificador, por exemplo, para a forma. Raspa os cantinhos mais obscuros e além disso, encontrei esse ano (para quem é de Floripa, no Bistek) umas colheres que são anti térmicas, ou seja, não derretem quando a gente usa com a panela no fogo. Aí sim, o que era bom ficou ainda melhor! Agora ampliei meu uso para: virar panquecas, mexer os ovos, fazer brigadeiro e etc. Não vivo sem.

*Colher de pau: aqui fica também registrada a super utilidade das colheres de pau. Tenho as redondas, uma pra doce, uma pro salgado, tenho aquela quadradinha (excelente também para mexer brigadeiro, para não grudar nada no fundo) e uso diariamente. Ela protege a panela e é super prática na hora de mexer. Principalmente para quem, como eu, ama risoto e passa alguns longos minutos ali mexendo sem parar.

#Processador de alimentos ou Mini processador

miniprocessador-2-velocidades-120wblack-amp-decker-hc32-200240300

Eu optei pelo mini, já que o meu objetivo é só ter temperos cortados rapidamente sem lágrimas e cheiro na mão! 😉 Paguei aqui na Itália 10 euros e mudei a minha vida! ahahahaha Sempre achei que esse tal de processador fosse a maior frescura do mundo, mas agora que tenho um em casa, não abro mão de jeito nenhum. Super prático e fácil, facilita e agiliza muito a cozinha.

#Balança (digital)

balanca-digital-preciso-cozinha-compre-qualidade-cadence-14405-MLB3039118926_082012-F

A foto é exatamente da balança que eu tenho. Claro, existem uma muito mais modernas e bonitas atualmente. A minha eu já tenho há 5 anos e outra coisa que eu não vivo sem na cozinha. Ela ajuda muito com receitas que são em gramas, também uso para a máquina de pão (que é uma mão na roda num país que o pão é ruim!), uso para separar a carne na quantidade que eu quero, quando chego do açougue, uso para medir a quantidade de macarrão ou arroz quando cozinho pra mais pessoas, enfim, mil e uma utilidades. Super indico e recomendo.

#Triturador de alho (Mil ou Handy)

Triturador de Alho HANDY

Triturador de Alho HANDY

Triturador de Alho MIL

Triturador de Alho MIL

Nesse caso, temos 2 dicas para acabar com cheiro de alho na mão! 😀 A primeira quem usa muito é a Pri, que conta pra nós que comprou no Ikea baratinho. A segunda opção sou eu (Bruna) que uso mais. Acho muito prático e fácil de usar e lavar e gosto do tamanho que o alho fica.

#Chaleira Elétrica

ArquivoExibir

Eu sei, parece mais uma frescura né? Mas não é! Principalmente para quem mora fora e encontra por menos de 20 euros. Trata-se de um aquecedor elétrico de água. Eu uso não só para aquecer a água para fazer chá ou café, mas uso também para esquentar água para o macarrão, por exemplo. É super útil e agiliza muito a cozinha, porque a água que demoraria, às vezes, 15-20 minutos para ferver, ferve em apenas 5.

#Pinça de cozinha

Brinox-PinC3A7a-de-ServiC3A7o-30-cm-Jornata-3828-924-1-product

Ótima para virar bifes, pra mim (Pri) ela se tornou indispensável. Eu uso até em frituras, quando precisa virar o bolinho de arroz de lado, por exemplo. O uso dela diminuiu a minha frequência de queimaduras na cozinha.

#Ralador com Dispenser

2015/05/img_0667-0.jpg

O dispenser do ralador facilita muito a vida! Eu gosto muito de ralar a cebola para temperar a comida e acho ótimo ela já cair toda ali no potinho. Menos um pratinho sujo na hora de lavar a louça!

E aí? Sentiu falta de algum utensílio? Conta pra gente o que é indispensável pra você na cozinha!

Com amor,

Bruna e Pri

3 pensamentos sobre “Utensílios indispensáveis para uma cozinha prática (e saborosa)

  1. Pingback: Itens dispensáveis na cozinha, mas que a gente ama! | Com Amor no Lar

Deixe um comentário

