Dúvidas de Grávida (Parte 2)

Depois de o primeiro post sobre o tema ter sido um sucesso, voltamos para falar sobre mais dúvidas de grávida. 🙂

_23-2147501964

 

* Quais leituras você recomendaria para uma mãe de primeira viagem?

Bem, isso é muito subjetivo, dependerá de quais são as maiores preocupações da mãe e em quais áreas ela acha que precisa de mais informação. No meu caso, minha maior dúvida era sobre educação de filhos. Por isso, o primeiro livro que li, assim que descobri que estava grávida foi o livro de Provérbios. Depois, ao longo do tempo fui adquirindo e ganhando vários livros de temas variados. Escrevi um post para compartilhar alguns deles e dar minha opinião, alguns desses eu sublinharia:

–  O Que Esperar Quando Você Está Esperando. Heidi Murkoff, Arlene Eisemberg e Sandee Hathaway.

–  Crianças Francesas Não Fazem Manha. Pamela Druckerman.

– Não Me Faça Contar Até Três. Ginger Plowman.

– Mãe de Primeira Viagem. Kevin Leman

E recomendaria veementemente o “Soluções para Noites sem Choro. Elizabeth Pantley.” Recomendaria este porque por mais calminho e tranquilo que seja seu bebê, sempre haverá uma (ou duas, ou três, ou cinco) ou outra semana mais difícil com relação ao sono.

* O que precisa ter na bolsa que vai para a maternidade?

Para a mamãe:

– Camisolas ou pijamas (como a mulher se sentir mais confortável). [Porém aqui a mulher deve ter em vista o parto que irá ter, se já sabe que será uma cesárea talvez um pijama com calça possa atrapalhar por causa dos pontos. Em todos os casos, minha opinião é de que a camisola é mais confortável.]

– Calcinhas grandes e confortáveis, ou aquelas descartáveis próprias para o pós parto que são ótimas, ventilam e você não vai precisar lavar depois!

– Chinelo.

– Sutiã de amamentação. (Aqui eu tenho que dar uma dica que ganhei: a de não usar sutiã nos primeiros dias. Principalmente pelo desconforto da adaptação do bico do seio ao novo ofício! Geralmente o bico e a auréola ficam bastante assados e não é agradável ter uma coisa pressionando.) Outra dica é comprar 1 número maior para os primeiros dias em que o corpo ainda está regulando a quantidade de leite produzido e os outros no tamanho correto.

– Absorventes para seio.

– Higiene Pessoal.

– Absorventes (e dos grandes!)

– Roupas confortáveis para a saída do hospital. (Gente, não façam como eu, que escolhi uma calça jeans e uma blusa de listra que ficou marcando a minha linda barriguinha pós parto! 😉 Escolha uma roupa mais larguinha que seja confortável e não marque nada.)

– Máquina fotográfica.

– Lembrancinhas.

– Comidinhas que você goste muito.

– Pomada para seios a base de lanolina (tipo Lansinoh).

– Almofada de amamentação.

Para o bebê:

– 6 macacões (variar entre tamanho P e RN – vai depender do tamanho do seu bebê).

– 6 bodies.

– 6 calças com pé.

– 1 manta de algodão.

– 1 mantinha mais quentinha (pode ser lã ou aquelas bem macias de microfibra).

– 2 casaquinhos (de preferência com botões na frente e que não tenham que passar pela cabeça).

– Fraldas de tecido para apoiar no ombro ao colocar o bebê para arrotar.

– 6 paninhos de boca.

– 6 pares de meias.

– Pomada para assadura. (Aqui na Itália eles detestam, mas como eu gosto, passava escondida! hihihihi – No caso eu uso a Desitin e super recomendo)

Além de levar muito amor, carinho e paciência para os primeiros dias com o seu novo amor da vida! ❤

* Quantas fraldas em média um recém-nascido gasta por dia?

Aqui na Itália eles ensinam que devemos trocar a fralda sempre antes da mamada, numa amamentação de livre demanda, pense em umas 7-9 vezes ao dia. Já a minha mãe me ensinou que devemos trocar após a mamada, levando em conta que geralmente o bebê vai fazer cocô logo depois de mamar. Além disso, recebi uma dica que gostei muito, que foi a de só trocar o bebê de madrugada se tiver cocô, caso contrário deixá-lo dormir. Essa dica foi boa porque muitas vezes, trocar a fralda, apesar de parecer ser para o bem-estar do bebê, pode despertá-lo e dificultar o seu descanso noturno. Além do mais, um recém-nascido, geralmente, não dormirá mais de 5 horas seguidas, então fique tranquila, ele não vai morrer se ficar com um pouquinho de xixi na fralda! Então, dito isso, concluo com entre 7 e 9 por dia.

 

 

 

Um pensamento sobre “Dúvidas de Grávida (Parte 2)

  1. Pingback: Dúvidas de Grávida (Parte 3) | Com Amor no Lar

Deixe um comentário

