Brincando com Bebês (0-6 meses)

Desde que a minha filha nasceu, sempre tive muitas dúvidas sobre quais atividades fazer com ela. Tanto para estimular seu desenvolvimento, como, principalmente, para saber como poderia me divertir com ela. Hoje ela já tem quase 1 ano e brincar ficou muito mais fácil, mas deixo aqui algumas ideias de brincadeiras para a fase inicial: IMG-20150223-WA0025 * Fazer Caretas.

Pode parecer uma coisa muito boba, mas bebês conseguem imitar expressões desde o nascimento, por isso pode ser divertido olhar para ele e fazer caretas. Para isso você deve segurá-lo a uma distância de 20 a 25 centímetros do seu rosto e então passe 1 ou 2 minutos colocando a língua para fora e abrindo e fechando a boca. Gesticule devagar e de maneira exagerada e espere o bastante para que ele reaja. A partir de seis semanas o bebê começará a sorrir para você, então passe um tempo sorrindo para ele também!

* Conversar.

Os bebês conseguem ouvir o mundo já dentro do útero, então já conhecem a voz dos pais desde o momento em que nascem e eles adoram escutá-lo. Então, tente conversar sempre com seu bebê, falando sobre a atividade que estão fazendo, fazendo comentários sobre o que está pensando… Eu sei, às vezes parece uma conversa estranha já que aparentemente ninguém responde, mas tente se exercitar e conversar com seu bebezinho, pois isso lhe fará um bem enorme. Você também pode olhar para o bebê enquanto fala ao telefone, por exemplo, ele vai pensar que é com ele que estão falando e vai adorar!

* Exercitando o bebê (Arco de Atividades)

A partir dos 2 meses de idades os bebês já conseguem segurar objetos de propósito, e começarão a esticar os braços e bater nas coisas. Esse seria o melhor momento para soltar o filho em um ginásio de atividades. Também seria interessante colocar um cordão de brinquedos no berço ou no carrinho. Também existem tapetes divertidos e coloridos, com arcos de atividades e etc. Os bebês adoram ficar brincando nesses tapetes! Mas, se você não tiver um arco desses, então você pode improvisar amarrando brinquedinhos coloridos de um lado a outro do berço (porém, observe se o bebê consegue alcançar os objetos sem alcançar o elástico, para que ele não se machuque).

* Fantoches de mão.

Por volta dos 4 meses de idade, seu bebê descobrirá mãos e começará a brincar com elas, ele ficará fascinado quando ela se mexer! Para ajudar o bebê nessa descoberta, além das famosas pulseiras e meias que têm bichinhos e barulhinhos, você pode contar mini histórinhas com dedoches, ou fantoches de mão (e aqui vale até aqueles feitos de meia com olhos de botão)! Eu comprei tudo no Aliexpress, eles também entregam no Brasil, porém demora cerca de 1 a 2 meses pra chegar, então se quiser baratinho tem que ser um pouquinho mais planejado. Essa brincadeira melhora a coordenação entre mãos e olhos e diverte muito o bebê, pois a brincadeira pode ser sozinha ou feita por você!

link para Aliexpress

http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-2014-New-A-Pair-Sozzy-Baby-Infant-Soft-Toy-Wrist-Rattles-Finders-Developmental/1906319287.html?spm=2114.30010108.4.137.iaYa1a

http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-12PC-Happy-Family-Fun-Zodiac-Soft-Animal-Puppet-Baby-Boy-Girls-Finger-Toys-PLush/1625211021.html?spm=2114.30010108.4.47.nYkX11  

* Ouvir música.

São inúmeros os estudos que mostram que ouvir música é benéfico para bebês (isso desde a vida intrauterina), então coloque uma música para tocar e faça questão de ouvir junto com seu bebê. Ele vai adorar ainda mais se você dançar com ele. Se você toca um instrumento, melhor ainda! Pratique perto dele e veja como ele reage. Não precisa ser por muito tempo, já que os bebês tem dificuldade de separar o ruído de fundo, e se houver sempre o som de uma TV ou rádio, ele poderá interferir no desenvolvimento da linguagem. Esse tipo de brincadeira tem efeito calmante, ajuda a desenvolver a linguagem e melhora o humor do bebê (e da mãe também!). Além disso, uma outra coisa legal é cantar para o bebê. Tenham uma música juntos, que os acompanhe desde a gestação, ou tenham várias, para cantarem em vários momentos do dia.

Com amor, Bruna

Anúncios

2 pensamentos sobre “Brincando com Bebês (0-6 meses)

  1. Pingback: Brincando com Bebês (6-12 meses) [parte 1] | Com Amor no Lar

  2. Pingback: Brincando com Bebês (0-6 meses) [brincadeiras favoritas] | Com Amor no Lar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s