Risoto de frango e bacon

Que os italianos não leiam essa receita, muito menos que eles descubram que eu prefiro usar o arroz parboilizado ao arborio para fazer risoto. Certamente eles me chamariam de herege, mas o que importa? A receita é prática e saborosa. E melhor: com ingredientes super simples.

risoto-de-frango

Leve para ferver em uma chaleira, aproximadamente, um litro de água. Em uma panela frite 100g de bacon em cubos, até ficar crocante. Retire o bacon e espalhe sobre um guardanapo. Na mesma panela, refogue uma cebola grande, picada, na manteiga até dourar bem. Acrescente 200g de frango desfiado e 1 xícara de arroz da sua preferência (eu uso o parboilizado, mas a receita tradicional leva o arborio). Refogue por mais uns minutinhos. Adicione aos poucos (1 a 2 conchas de cada vez) a água fervente, sem parar de mexer e cozinhe até o arroz ficar al dente e com um pouco de líquido. Tempere com sal. Misture, então, uma caixinha de molho branco (eu uso o elegê e foi no rótulo de uma das caixinhas que encontrei essa receita) e o bacon. Retire do fogo, tampe a panela e sirva depois de 3 minutos.

Dica: você só precisa ficar mexendo o risoto se usar o arroz arborio, caso você opte por fazer como eu – com arroz parboilizado – você pode colocar um pouco mais de duas xícaras de água, tampar e deixar em fogo baixo até o arroz cozinhar. Eu sempre provo pra ver se o arroz está cozido ou precisa de mais um pouquinho de água.

Deixe um comentário

