Brincando com Bebês (0-6 meses) [brincadeiras favoritas]

Ok. Já vimos no outro post algumas ideias de brincadeiras, mas gostaria de tornar ainda mais pessoal esse post, trazendo aqui as minhas brincadeiras favoritas! Acho que tudo muda quando alguém indica algo favorito. 🙂 IMG-20150223-WA0025 * Cesto de Tesouros Sem dúvida essa é uma das brincadeiras favoritas da Luísa até hoje (1o meses). Comecei com o cesto de tesouros quando ela começou a sentar, por volta dos 5 meses. Aprendi sobre esse cesto aqui na Itália, com a minha amiga Maddalena, que de presente pelo nascimento da Luísa, lhe deu um cesto, com uma pedra, um pedaço de feltro, uma escova de dentes, argolas de madeira, um chocalho de kinder ovo entre outras coisas que eu estranhei muito. Depois, fui vendo que a ideia era fantástica e que o cesto poderia ser feito com qualquer tipo de material (não perigoso), que o bebê pudesse explorar. A ênfase é mostrar a eles texturas, formas, cores, sons diferentes para aguçar os sentidos. Pode acontecer, algumas vezes, de o bebê se interessar mais pelo cesto do que pelos tesouros (a Luísa tirava primeiro tudo de dentro, explorava o cesto e só depois passava a explorar os tesouros), mas faz parte! O importante é a criança brincar e exercitar a visão e o tato na descoberta desses objetos.

* Levar para passear e mostrar o mundo Eu não sei porquê, mas assim que a Luísa nasceu senti uma urgência em sair de casa e mostrar as coisas para ela. Parece que eu tinha que contar pra ela tudo de bom que existia do lado de fora da barriga! E essa, eu considero, uma “brincadeira” muito saudável para todas as idades: sair para ver o mundo. Eu caminhava pela rua com ela na faixa e ia apontando as coisas, explicando como as coisas funcionavam… Os bebês observam muito as coisas e para eles tudo é novidade! Um carro passando, por exemplo, é algo inédito e muito interessante. E como mãe, observar essa descoberta é algo sensacional. Logo, ir a feira, ao shopping, ao banco, à praia, todo lugar e todo passeio pode ser visto como uma oportunidade!

* Contar histórias Quem não gosta de ser envolvido por uma boa história? Os bebês amam quando conversamos com eles, e também se mostram muito interessados quando lemos uma história e lhes mostramos aquelas belas imagens coloridas para acompanhar! Essa também continua sendo uma das brincadeiras favoritas da Luísa até hoje. Mas não só contar as histórias de fato, também é legal só mostrar as figuras dos livros, levar pra conhecer bibliotecas e explorar livros diferentes… Acho bem interessante ter livros de várias tipos, além dos de papel, ter também livros de plástico e de pano são super legais nessa idade e os pequenos se divertem um bocado amassando, colocando na boca…

* Brincadeiras na água Passei dos 3 aos 6 meses da Luísa no Brasil, durante o verão. Então tivemos boas oportunidades de nos divertimos na piscina do vovô e da vovó, fizemos aulas de natação, aproveitamos os banhos de pia e de balde e até fazer aula de natação. Percebi que ela gostava muito de brincar na água, de brincar com os livrinhos de plástico, de bater na água, de tentar pegar a torneira ou a própria água, tudo era muito divertido e diferente pra ela. Super indico essas brincadeiras. Nos divertimos muito juntas!

Anúncios

Um pensamento sobre “Brincando com Bebês (0-6 meses) [brincadeiras favoritas]

  1. Pingback: Brincando com Bebês (6-12 meses) [parte 1] | Com Amor no Lar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s