Brincando com Bebês (6-12 meses) [parte 1]

Depois de falarmos sobre as brincadeiras de 0-6 meses, incluindo as nossas favoritas aqui em casa, chegou a hora de passarmos para a próxima fase de brincadeiras, aquela que terá um pouco mais de movimento e participação do bebê.IMG-20150627-WA0038

*Cesto de Tesouros

Já falei dele no outro post, comecei a apresentar os cestos quando a minha filha começou a sentar, por volta dos 5 meses. Mas certamente a fase que ela mais se divertiu com os cestos foi essa. A ênfase é mostrar a eles texturas, formas, cores, temperaturas e sons diferentes para aguçar os sentidos. Pode acontecer, algumas vezes, de o bebê se interessar mais pelo cesto do que pelos tesouros, mas faz parte! O importante é a criança brincar e exercitar a visão e o tato na descoberta desses objetos. Os cestos podem ser feitos com materiais que temos em casa, mas devem sempre seguir uma lógica, por exemplo: cesto de formas quadradas; cesto de escovas e pincéis; cesto com diferentes texturas; e assim sucessivamente.

*Contar histórias (e mostrar livros)

O interesse pela leitura passa também pela importância que, nós pais, damos a ela. Nunca é cedo demais para mostrarmos como ler é interessante e importante. Além disso, é muito importante para o desenvolvimento da fala da criança que ela nos ouça falar. Geralmente quando lemos, variamos ainda mais as palavras que falamos o que enriquece muito. Claro que além de contar histórias e envolvê-los em vários tons de voz, também é interessante que o bebê possa explorar, ele mesmo, os livros. Por isso é bom ter em casa livros de pano, livros de plástico e também aqueles livros de papelão mais grosso, para facilitar a virada da página.

*Rolar/Brincar no chão

Nessa fase é legal estimular a criança a rolar e estar no chão, onde ela pode brincar livremente. Antes de engatinhar, a experiência e o exercício de manter o pescoço bem levantado e até mesmo os braços, ajuda no desenvolvimento motor do bebê. Para esse tipo de atividade é bom ter um espelho, para que a criança se veja, e ter brinquedos macios para ela brincar. Você pode convidá-la a rolar, fazer barulho com algum brinquedo para chamar a atenção enquanto ela está de bruços, convidá-la para vir até você e assim por diante.

*Brincar no parquinho

Essa fase foi uma delícia por aqui! Brincadeiras ao ar livre são sempre boas, mas o parquinho é o favorito né? Explorar toda aquela grama ou areia, olhar as árvores, as outras crianças brincarem… Tudo isso sem contar com o balanço, que por aqui foi o favorito! O parquinho proporciona vários tipos de descoberta e interação com a natureza e com outras crianças, por isso, acho uma atividade bastante completa e que nem precisa de muita propaganda! 🙂

*Garrafas de plástico

Isso mesmo que você leu: garrafas. Podem ser as famosas “garrafas sensoriais” que sempre fazem sucesso com os bebês, podem ser “garrafas-chocalho”, aquelas que a gente coloca um pouco de arroz ou feijão pra fazer barulho ou pode ser uma garrafa quase vazia de água que você comprou porque estava com sede! Elas sempre fazem o maior sucesso! Durante um tempo pelo som ou pelas cores ou pelo barulho do plástico amassando até que chega a fase em que o bebê decide que o melhor mesmo é brincar de colocar a tampa na garrafa! Gente, é muita fofura! Então, tá aí uma dica surpreendente de atividade para bebês, por essa você não esperava.

*Pintura

Essa é sem dúvida uma atividade que eles amam! Brincar com tintas comestíveis pode ser divertidíssimo ou muito saboroso. Aqui pode-se usar os dedinhos pra pintar, ou usar pincéis grossos, ou carimbos… O céu é o limite! Os bebês, geralmente, gostam muito da sensação da tinta, de espalhar a tinta numa superfície lisa… Eles ficam observando, experimentando… E para nós é uma delícia poder ver a surpresa nos olhos deles (também dá um pouco de trabalho depois pra limpar, mas faz parte!).

Com amor,

Bruna

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s